O tradicional cafezinho, tão comum na mesa dos brasileiros, traz diversos benefícios para a saúde. A bebida, no entanto, deve ser consumida com moderação durante a gravidez, pois a cafeína presente no café atravessa a barreira placentária, estimulando nervos e músculos do bebê. Mas este não é o único motivo pelo qual você deve evitar a bebida na gestação.
Café na gravidez pode causar obesidade na criança?
Em seu perfil no Instagram, a nutricionista Fernanda Serpa falou sobre os riscos do consumo do café na gravidez citando um estudo que mostrou que a ingestão da cafeína no período está associada à maior adiposidade e risco de obesidade de crianças entre 5 e 9 anos de idade.
A pesquisa, feita com 558 mães e filhos, apresentou associações estatisticamente significativas para o consumo materno excessivo de cafeína (mais de 200 mg por dia).
De acordo com os estudiosos, a cafeína e outros compostos do café poderiam promover alterações nas funções metabólicas e cerebrais, por exemplo, associadas ao apetite.
O trabalho científico ainda mostrou que a ingestão de cafeína dos pais e avós não influenciou os resultados de excesso de peso das crianças (somente o materno). A nutricionista, por fim, recomenda que a grávida não consuma mais de 200 mg de cafeína por dia.
Obesidade infantil
- Homens que NÃO comem este alimento têm mais risco de filho com sobrepeso
- 12 sinais indicam se bebê pode ter sobrepeso após os 10 anos: saiba quais
- Meu filho está gordinho ou já é obeso? Como identificar a obesidade infantil