Babar: uma das características típicas dos bebês, que os tornam tão fofinhos. Porém, algumas mães ficam preocupadas se a criança baba muito e se perguntam se há algum problema com o pequeno.
Leia também:
Meu filho não tira o dedo do nariz. Como fazê-lo parar?
Mágica? Mãe mostra truque fofo que faz bebê cair no sono em 40 segundos
6 acidentes domésticos comuns com crianças e o que fazer em cada situação
Bebês babando demais: é normal?
Segundo o pediatra Jorge Huberman, é normal que a criança babe bastante até um ano e meio. Caso a salivação intensa continue até depois desse período, é o caso de procurar ajuda médica.

O que pode ser?
Os bebês começam a babar em excesso normalmente a partir dos quatro meses. É nessa fase que se inicia a produção da tripsina, uma enzima digestiva produzida pelo pâncreas. “É uma enzima muito pesada para o organismo do bebê, então, ele põe para fora por meio da saliva”, explica Huberman.
Outro fator que explica a grande quantidade de salivação é a erupção dentária, que irrita a gengiva e faz com que a criança produza mais saliva, como uma forma de lubrificar melhor o local. E se o dente não estiver nascendo ainda? “Mesmo que o dente não saia, os núcles dentários embaixo da gengiva já estão saindo”, esclarece o pediatra.
Por fim, o fato de os bebês não terem aprendido ainda a engolir corretamente também contribui para babarem tanto. “Os adultos engolem a cada quatro ou seis minutos. Os bebês engolem somente quatro vezes por hora. O que ele não engole, acaba babando”, conclui Huberman.