Post de mãe viraliza ao pedir para que não visitem a mulher que acabou de dar à luz

A chegada de um novo bebê movimenta toda a família. Parentes empolgados e curiosos vão querer correr para conhecer o pequeno e as visitas à maternidade seguirão uma após a outra, sem pausa, apenas algumas horas após o nascimento da criança.

Mas toda mulher que já deu à luz sabe como esses encontros, apesar de repletos de boas intenções, podem ser exaustivos. E um corajoso post no Facebook viralizou justamente por tocar no assunto de forma direta e realista.

Feito por Katie Bowman, criadora do blog Living My Family Life, o relato detalhado e sincero explica por que não se devem fazer visitas a uma mulher que acabou de parir. A publicação, que traz uma foto da mulher (aparentemente cansada) no hospital, já começa bastante clara: “Uma imagem realmente vale 1000 palavras”.

https://www.facebook.com/photo?fbid=156162602406433&set=a.107067487315945

“Esta sou eu, cerca de 24 horas após dar à luz o meu filho mais velho. Não tenho ideia de quem tirou a foto, mas provavelmente você já pode dizer como me sinto só de olhar para ela”, iniciou Kate em sua postagem.

Em seguida, ela questiona se é pedir muito que as pessoas esperem pelo menos 1 ou 2 dias antes de fazer a visita.

“Antes de ser apresentada à sua nova vida como mãe, você acabou de passar por uma das experiências mais dolorosas, exaustivas e alucinantes da sua vida. Todos se esqueceram de como isso pode afetar seu bem-estar emocional e físico? A última coisa que você quer, então, é ser bombardeada por pessoas em seu quarto, brincando com o bebê, antes mesmo de você ter a chance de se recuperar”.

shutterstock

Katie ainda lembra que todos estão tão animados e ansiosos para tirar uma foto com o novo bebê que nem a mãe tem tempo de fazer um registro digno ao lado de seu próprio filho.

Ela continua: “todo mundo quer se gabar e dizer que viu o novo bebê dentro de 24 horas. Eles simplesmente devem satisfazer sua necessidade de segurar este novo bebê. Se você não permitir que eles te visitem no hospital, você é uma rainha do drama egoísta”.

Em outro parágrafo, Katie faz um importante alerta sobre como os visitantes podem ser insensíveis com a mãe que acabou de dar à luz.

“As pessoas chegam com seus comentários de ‘agora você parece estar grávida de apenas 4 meses em vez de 9’ ou ‘você parece cansada’. Sinto muito, mas como você acha que pode dar palpites sobre a aparência de uma nova mãe?”, desabafou.

Katie reconhece que algumas mulheres realmente mal podem esperar para receber visitantes. Ela apenas explica que as pessoas não podem se sentir magoadas quando uma nova mamãe pede um tempo.

Isso sem falar da “desculpa” de que “será apenas uma visita rápida”. Você está cansada demais para discutir, então se senta e espera que eles vejam o bebê, diz a mulher.

No fim do seu relato, que recebeu mais de 15 mil comentários e 106 mil compartilhamentos, Katie deixa seu poderoso recado: “lembre-se que não é seu direito visitar um novo bebê, mas sim um privilégio”.

Pós-parto: o que você precisa saber