Marina Lopes
Do Bolsa de Bebê
A prisão de ventre é um dos incômodos mais comuns do período gestacional. Muitas mulheres convivem com o problema a vida inteira, outras passam a sofrer com ele quando engravidam, mas a verdade é que ele precisa ser tratado para não comprometer a saúde e o bem estar da gestante.
Leia também:
Prisão de ventre pode afetar a vida sexual
Consumir café pode trazer riscos à gestação?
Dossiê dos chás: para emagrecer, relaxar ou curar enfermidades
O hormônio progesterona, principal responsável por controla e gerir a gravidez, é o maior culpado do quadro, de acordo com a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama, já que deixa o intestino naturalmente mais lento.
Intestino preso na gravidez
O problema tende a piorar com o passar dos meses, já que o crescimento do útero comprime o estômago e o intestino, diminuindo o espaço que estes órgãos têm para trabalhar.
Para ajudar o intestino a funcionar, é fundamental beber pelo menos dois litros de água por dia e manter uma alimentação balanceada rica em fibras, que podem ser encontradas em grãos integrais, frutas, verduras e legumes. Um shake de mamão e laranja pode ser bastante útil neste período.
A ginecologista afirma que laxantes, ainda que naturais (como chás e geleias) não devem ser usados sem autorização médica. “Alguns destes medicamentos contém substâncias que provocam contrações uterinas e que são terminantemente proibidas durante a gravidez. Por isso, nenhum laxante deve ser ingeridos sem que o médico esteja ciente”, afirma a ginecologista.