Ana Flora Toledo
Do Bolsa de Bebê
O bebê dormiu. E agora, como e onde colocá-lo para descansar? Pode parecer uma preocupação pouco importante, mas, pelo contrário: ela é essencial para garantir a saúde do pequeno durante o sono.
Leia também
Espinhas e cravos em bebês: saiba quando é grave
Veja o jeito certo de cortar as unhas das crianças
Doces devem ser evitados no primeiro ano de vida
A posição certa para o bebê dormir é com as costas apoiadas em uma superfície firme, com a barriguinha para cima. Colocar a criança de barriga para baixo (bruços) ou de lado não deve ser uma opção. Isso porque esses dois jeitos estão ligados à Síndrome da Morte Súbita do Lactente, que faz com que o bebê perca a vida enquanto dorme, sem maiores explicações.
“Não sabemos explicar exatamente porque esses bebês morrem. É inesperado e permanece sem explicação mesmo depois de minuciosa investigação”, conta a pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana Dra. Vera Fieldman Ramalho Valverde. O risco é maior em crianças de dois a quatro meses de idade.
Apesar de não haver uma causa certa apontada pelos médicos, sabe-se que alguns outros fatores estão relacionados ao problema, como por exemplo, consumo de álcool e fumo na gestação, quartos muitos aquecidos, uso de cobertas ou mantas soltas, excesso de roupa e colchão macio.
Por isso, além de deixar o bebê de barriga para cima na hora de dormir, não use travesseiros, evite cobertores soltos, bichinhos de pelúcia no berço, não divida a cama com a criança e use um colchão firme e reto para o pequeno.
Bebê deve dormir sempre de barriga para cima, sem travesseiro e em colchão firme (Shutterstock)