Enjoos são comuns durante a gravidez, especialmente nos três primeiros meses de gestação, sendo, inclusive um dos primeiros sinais de que a mulher está esperando um bebê. Manter uma dieta balanceada, apostar em alimentos específicos para combater náuseas e consumir chás podem ser medidas naturais para aliviar os sintomas.
Enjoo na gravidez: causas
As causas dos quadros de enjoo na gravidez ainda não são totalmente conhecidas, explica o cirurgião do aparelho digestivo Amir Charruf, do Hospital Moriah. No entanto, segundo o profissional, acredita-se que a culpa seja basicamente, das alterações hormonais comuns ao período.
A elevação dos níveis de estrogênio, progesterona e HCG, que provocam a diminuição na capacidade de esvaziamento gástrico, pode provocar náuseas. Além disso, a hipersensibilidade dos sentidos, como olfato e paladar, também pode deixar a grávida mais propícia a experimentar enjoos.
Na maioria das vezes, os enjoos ocorrem principalmente pela manhã. Em casos raros, mulheres podem desenvolver um tipo severo de náusea e vômito denominado hiperêmese gravídica.
Remédio para enjoo na gravidez
Gestantes que não querem ou não podem fazer uso de medicamentos para combater enjoos podem apostar em receitas caseiras para evitar o problema. Vale ressaltar que, apesar de naturais, as opções precisam ser consumidas apenas com aprovação e orientação de um médico.
Frutas que diminuem o enjoo
Frutas cítricas são consideradas excelentes aliadas no combate a enjoos. De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, alimentos mais cítricos aumentam a acidez e facilitam a digestão, evitando assim a náusea. Alguns exemplos de boas frutas cítricas para consumir na gravidez são:
- Limão
- Laranja
- Lima-da-pérsia
- Toranja
- Tangerina
- Acerola
- Kiwi
- Abacaxi
Alimentos que combatem enjoos na gravidez
Além das frutas, as grávidas podem consumir vegetais que, além de serem ricos em ácido fólico, altamente recomendável durante a gestação, ainda facilitam o esvaziamento gástrico, que evita o enjoo. Portanto, inclua no cardápio opções como:
- Espinafre
- Brócolis
- Agrião
- Rúcula
Chás bons para grávidas
Chá de camomila para enjoo
Ingredientes
- 2 colheres de chá de flores secas de camomila
- 1 litro de água
- Açúcar ou mel a gosto para adoçar.
Modo de preparo
Encha uma chaleira com água, espere levantar fervura e deligue. Coloque as flores de camomila e deixe por 20 minutos. Coe e pronto.
Chá de gengibre contra enjoo
Ingredientes
- 5 cm de raiz de gengibre
- ½ litro de água
- ¼ de limão
Modo de preparo
Misture o gengibre com o suco do limão e a água e leve ao fogo. Assim que ferver, ele estará pronto par ser consumido.
Chá cravo-da-índia para enjoo
Ingredientes
- 1 litro de água
- 10 g de cravo-da-Índia
Modo de preparo
Para fazer o chá, basta colocar os cravinhos numa panela com a água, levar ao fogo para ferver durante cerca de 15 minutos e deixar esfriar.
Chá de hortelã alivia enjoo
Ingredientes
- 300 ml de água
- 2 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas
Modo de preparo
Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente a hortelã e abafe por 10 minutos. Coe, adoce com adoçantes naturais e tome antes das refeições.