https://www.instagram.com/p/CYK2drhOeH4/
Vivendo sua primeira experiência como mãe, Thaila Ayala tem usado as redes sociais para compartilhar um lado real e muito honesto da maternidade. Além de falar abertamente sobre a dificuldade de criar uma ligação com sua a barriga e outros problemas que enfrentou na gestação, a atriz também tem publicado textos sobre a amamentação.
Em um de seus posts, por exemplo, ela chamou a atenção para a obstrução do ducto mamário (canal que transporta o leite) e mostrou a presença de sangue em sua bomba de tirar leite. O caso da atriz, contudo, não é isolado, como afirma uma especialista.
Thaila Ayala fala sobre dificuldade de amamentar
https://www.instagram.com/p/CaiocWLOGMp/
“É sobre amor, persistência, e coragem, muita coragem. Segunda vez que tenho obstrução de ducto, pensa numa dor, nunca senti nada parecido até aqui”, foi assim que Thaila Ayala compartilhou com os seus seguidores a dificuldade que enfrenta na amamentação de seu primeiro filho, Francisco.
Para ilustrar o post, a atriz divulgou a foto da bombinha de leite com sangue e aproveitou para compartilhar os procedimentos realizados com a ajuda de uma especialista na tentativa de resolver a situação. “Acordei com muita dor mais uma vez e fui tentar tirar um pouco de leite com a bomba e o que vi foi isso aí: sangue… Minha consultora anja veio correndo para desentupir. Teve agulha, mais sangue, dor, muita dor, mas o alívio de poder dar o peito para ele, e ele com aqueles olhinhos de satisfação e alegria compensa tudo”, explicou.
https://www.instagram.com/p/Ca0TDyTupOw/
Obstrução no ducto mamário: por que acontece?
A experiência da atriz não é algo raro, como explica Bruna Grazielle, enfermeira, consultora em aleitamento materno e coautora do livro “Primeira Infância Vol 2”. Segundo a especialista, a obstrução de ducto pode ser causada por diversos fatores.
“A obstrução de ducto é caracterizada por um bloqueio da passagem do leite que deveria sair dos alvéolos para um meio externo. Normalmente esse bloqueio ocorre devido ao esvaziamento incorreto da mama, seja por alteração na mamada do bebê, desempenho ruim na pega, intervalos longos e horário controlado de amamentação”, explica.
Com essas mudanças, o leite passa por um processo de alteração ficando mais viscoso, o que torna difícil a passagem pelo ducto, causando uma inflamação e, então, a obstrução. Quando isso acontece, principalmente na parte interna da mama, pode ocorrer sangramentos, como no caso de Thaila Ayala.
Como evitar a obstrução dos ductos mamários?
Para evitar tais obstruções, Bruna aconselha algumas práticas. “Amamentação em livre demanda, o esvaziamento correto da mama e a não utilização de uso de pomadas e cremes na região do mamilo”, enumera.
O uso de cosméticos, aliás, pode causar uma dupla obstrução que começa externamente e se desenvolve também na área interna das mamas. Além disso, o uso de sutiãs apertados, com bojos e aros são desaconselhados pela especialista.
Como diminuir a dor e desobstruir os ductos?
Uma vez que os ductos estão obstruídos, o ideal é buscar a ajuda de um especialista. “Calor local para uma vasodilatação, mudança na posição de amamentar, principalmente se a mulher conseguir amamentar em quatro apoios favorecendo a gravidade, e ordenha”, elenca algumas opções.
Em casos de muita dor, um médico pode ainda prescrever um anti-inflamatório e analgésico. No entanto, apenas a desobstrução completa dará fim ao incômodo.

Em casos extremos, o uso de agulha também pode ajudar. Contudo, ele não é o mais aconselhado. “Usando agulha a gente pode favorecer uma porta de entrada para bactérias”, alerta.
O uso de laser também pode ser indicado tanto para casos superficiais como obstruções internas.