Quando chegam ao mundo os bebês contam apenas com pequenos recursos para poder se comunicar e, entre eles está o temido e tão importante choro. É por meio do choro do bebê que as mães e os pais vão aos poucos entender o que o pequeno quer expressar e, ainda que no começo pareça uma comunicação unilateral, com o tempo é comum que seja mais fácil nomeá-lo.
Enquanto isso não acontece muitas mães e pais se desesperam diante das lágrimas do bebê, sentindo-se até culpados por não conseguirem identificar o motivo do choro.
De acordo com a pediatra Dra Edineia Vaciloto Lima, da Maternidade Pro Matre Paulista, existem diversas possibilidades que justifiquem o choro, mas quando o motivo é a famosa cólica, você pode perceber reparando nesses sinais:
Sinais de que bebê está com cólica

- Choro persistente
- Vermelhidão
- Irritabilidade e expressão de dor
- Gases
- Barriguinha endurecida
- Punhos fechados
- Contração das pernas
- Cólicas são normais
Cólica no bebê

De acordo com a especialista, esse problema é mais comum a partir da segunda semana de vida e pode permanecer até por volta de três meses. Ela explica que a cólica do recém-nascido é decorrente de uma imaturidade do intestino, mas sem uma fisiopatologia específica. Com isso, não existe uma medicação específica para que ela não volte mais. Contudo, é possível consultar um médico para buscar meios de aliviar a dor do pequeno.
Choro do bebê
- Significado do choro do bebê
- Veja sinais de que o choro do bebê é por fome
- 12 razões normais pelas quais os bebês choram