Se seu filho tem menos de 2 anos de idade você precisa saber o que é bronquiolite

por | jan 4, 2019 | Gravidez e bebês

Considerada uma das doenças respiratórias mais comuns entre crianças de até 2 anos de idade, a bronquiolite é causada principalmente pelo vírus sincicial respiratório e provoca obstrução inflamatória dos bronquíolos (pequenas vias aéreas).

Se você tem um filho pequeno, precisa conhecer mais sobre a condição.

Como a bronquiolite é transmitida?

De acordo com o infectologista Dr. Daniel Wagner, assim como a bronquite, que é uma inflamação em outra área do pulmão, a bronquiolite também é sazonal e ocorre, principalmente, nos meses de outono e inverno.

Shutterstock

A transmissão da bronquiolite é viral e caracterizada por sintomas parecidos com os de uma gripe: coriza, espirros e congestão nasal.

O especialista recomenda atenção dos pais nos bebês que, além dos sinais da gripe, apresentam chiado no peito e falta de ar. Esse é o momento em que é necessário ir imediatamente para o pronto-socorro, explica.

Como evitar transmissão da bronquiolite?

Por ser uma doença viral, a bronquiolite é muito difícil de ser evitada, mas os pais de crianças até 2 anos podem minimizar os riscos lavando bem as mãos antes de segurar o bebê e prestar atenção à higienização de pertences do pequeno.

É válido ainda evitar ambientes fechados, com grande concentração de pessoas, especialmente nas estações mais frias do ano.

Ainda não há uma vacina específica para a doença, mas é indicado sempre mantem a carteira de vacinação da criança em dia para que não haja infecção por outros vírus que possam complicar o quadro de bronquiolite.

A bronquiolite em si não chega a ser uma doença muito grave, mas exige atenção. Se a criança apresentar tosse persistente, cansaço na respiração e irritabilidade, os pais devem procurar ajuda médica para evitar que a condição evolua para algo mais complexo, como uma broncopneumonia.

Saúde e bem-estar do bebê