As transformações do corpo na gravidez pedem atenção especial das gestantes com a saúde ginecológica, já que neste período pode ocorrer o aumento ou aparecimento das secreções vaginais.
Leia também:
Estou grávida e continuo menstruando. E agora?
Estou grávida e não sinto nenhum sintoma. Isso é normal?
Sangramento na gravidez: quando se preocupar?
Corrimento x secreção
O ginecologista especialista em Reprodução Humana Renato de Oliveira, da Criogênesis, diz que isso é comum e, na maioria das vezes, trata-se de algo benigno e fisiológico, decorrente do maior fluxo de sangue na região vaginal.
“Essa secreção na gravidez não apresenta riscos à mãe ou ao bebê. Seu aspecto é transparente ou levemente esbranquiçado, não possui cheiro e não causa coceira ou irritação”, explica.
No entanto, é importante ter atenção para não confundir a secreção com o corrimento, que pode apresentar, coceira, cheiro desagradável e desconforto, decorrentes da infecção por fungos, bactérias e/ou protozoários. Podem também ser sinais de doenças como candidíase, vaginose bacteriana, tricomoníase e gonorreia. Por isso, se houver qualquer um desses sintomas, um médico deverá ser imediatamente consultado.
Secreção avermelhada
Ele diz ainda que, no período mais próximo à data do parto, a secreção natural pode se tornar mais volumosa e ficar com um aspecto diferente, adquirindo uma coloração avermelhada ou amarronzada. “Esse é um sinal de que o corpo da mulher está se preparando para o nascimento do bebê, o que não significa que o parto será logo, pois isso varia conforme cada mulher”, ressalta.