Ter cachorrinho deixa criança mais carinhosa

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

Os benefícios de animais de estimação para crianças são inúmeros.É claro que ter um bichinho não é simples, especialmente para quem mora em casas pequenas ou apartamentos. Mas segundo a pedagoga Claudia Razuk, da unidade Campo Belo do Colégio Itatiaia, em São Paulo, as  crianças que convivem com pets são mais carinhosas e têm um melhor desenvolvimento da coordenação motora.

Leia também:

Prepare o bichinho para receber o bebê

Animais X infecções respiratórias nas crianças

Autoestima infantil é responsabilidade dos pais

Por que ter um bicho de estimação?

Os animais também ajudam a desenvolver valores como amizade e companheirismo e influenciam positivamente no desenvolvimento emocional da criança, ajudando em sua jornada rumo ao crescimento. “O bichinho é um ser vivo, é um companheiro e melhor amigo da criança, torna-se parte da família. A criança cria muito amor e a partir daí, torna-se natural a preocupação com seu bem estar”, diz.

Ao ajudar a cuidar do animal de estimação, a criança acaba desenvolvendo também um senso maior de responsabilidade e se torna mais disciplinada. “Os cuidados viram parte de uma rotina, uma sequência de acontecimentos que ajuda muito a criar responsabilidade, além da aprendizagem de muitos “porquês” e das consequências que podem ser geradas pelos seus próprios atos”, explica.

Importância dos animais para crianças

No ambiente escolar, as diferenças no comportamento de um aluno que tem um animal de estimação podem ser identificadas. “A grande maioria dos alunos que têm bichinhos relata suas experiências de cuidados e carinhos, sempre falam de seus bichinhos como alguém da família, que nunca pode faltar. Esses bichinhos sempre aparecem, até, nos desenhos e trabalhinhos das crianças, tamanha é a sua importância na vida dos pequenos”, afirma.