As manchas no rosto, conhecidas como melasma, são um dos sintomas das mamães durante a gravidez. Algumas têm o problema um pouco mais forte e outras relatam não ter qualquer mancha.
O que é melasma?
É o nome dado às manchas acastanhadas que aparecem na pele da gestante, sejam no rosto ou no corpo, por conta dos hormônios desta fase. Com essa mudança hormonal, há um aumento na melanina, que causa a hiperpigmentação da região, geralmente da bochecha. De acordo com a ginecologista e obstetra Flávia Fairbanks, a exposição solar também pode desencadear o aparecimento das manchas.
As manchas são benignas e costumam desaparecer ou clarear com o nascimento do bebê. Porém, é possível já tratá-las ainda na gravidez.
Tratamento de melasma na gravidez
Antes de qualquer técnica ou tratamento, é recomendável que as grávidas consultem o médico, principalmente para saber quais métodos são indicados para cada caso. Além disso, a prevenção é essencial.
Clareador
Há pomadas e cremes que são compostos por substâncias mais leves e que podem ser usadas na gravidez, como vitamina C e ácidos mais suaves, e que ajudam a clarear as manchas.
Protetor solar
Usar o filtro solar é uma ótima opção de evitar o aparecimento do melasma. A dermatologista Rossana Vasconcelos lembra que esta é a melhor forma de proteger a pele inclusive de queimaduras, vermelhidão e envelhecimento.
Fotoprotetor oral
São antioxidantes ou vitaminas que diminuem a sensibilidade da pele aos raios ultravioletas.
Peelings
O peeling de cristal é o mais indicado, uma vez que não usa produtos fortes como os ácidos, que devem ser evitados pelas gravidinhas.
Sintomas de gravidez
- Falta de ar, náusea e seios doloridos são sintomas de gravidez
- Oito sintomas ocultos da gravidez: saiba quais são!
- A gravidez semana a semana: o que muda?