Usar perfume é sempre um tema delicado. Quem nunca ficou em dúvida na hora de escolher a melhor fragrância para determinada ocasião, sem saber se é indicada para ser usada de dia ou à noite, qual a quantidade ideal e os pontos estratégicos do corpo para aplicá-la? Para ajudar nas orientações, a perfumista Verônica Kato dá cinco dicas valiosas para que você não cometa nenhum pecado:
Conselhos para escolher perfume
1. Teste a fragrância antes de comprar. Lembre-se que ele deve agradá-la em primeiro lugar. Por isso, faça primeiro o teste no papel. Uma vez que o perfume tenha agradado, experimente na própria pele (no punho ou na dobra dos braços). Ainda assim, espere um tempo e torne a sentir o perfume. Dessa forma, você entrará em contato com as notas de fundo da fragrância. Se elas também forem agradáveis para você, pode comprar, pois, de fato, você gostou.
2. Saiba onde borrifar o perfume. Ele deve ser aplicado em regiões do corpo com maior fluxo sanguíneo, como atrás da orelha, entre os seios, no início e no fim da coluna e nas dobras dos joelhos e cotovelos. “Nestes locais, a temperatura do corpo é um pouquinho maior. Isso favorece a evaporação das matérias-primas presentes na fragrância e faz com que ela se desprenda melhor para o ambiente, garantindo uma maior percepção da fragrância, tanto por quem está usando-o como pelas demais pessoas ao seu redor”, afirma Verônica.
3. O perfume não deve chamar mais atenção que você. Como ele é um complemento da sua produção, na hora de usá-lo, preste atenção nos frascos. “Aqueles sem válvula são indicados para o uso em abundância e ideais para o verão. Já os produtos com válvulas são indicadas de duas a três “borrifadas” no pescoço, no pulso e no colo. Frascos pequenos, com aplicadores delicados, provavelmente são produtos concentrados que devem ser borrifados com apenas um toque”, explica a perfumista.
4. Guarde o perfume em lugar fresco e escuro. Quem costuma deixar o frasco no banheiro, corre o risco de ter a fragrância alterada e até evaporada. A umidade e oscilações de temperatura desse local prejudicam as fragrâncias, fazendo com que elas tenham suas características olfativas alteradas. O melhor lugar para deixá-lo, é na própria embalagem, dentro do armário ou no quarto.
5. Uma fragrância para o dia e outra para a noite. “Caso o seu perfume predileto tenha uma característica olfativa mais intensa, deixe-o para usá-lo à noite”, diz a especialista. Ou seja, se é um perfume mais forte, ou uma fragrância marcante é perfeita para ser usada à noite. Durante o dia, opte por perfumes mais frescos, como água de banho, sprays corporais e lavandas.