https://www.instagram.com/p/BBS16eLEaXG/?tagged=batom24h
Os anos 1990 foram uma profusão de novidades estéticas, cheias de drama e personalidade tanto na moda, quanto na música. A era “globalizada” passou a influenciar o estilo de vestir em cortes e modelagens que contrastavam o justo e o amplo, o curto e o longo, tudo com muita cor em desenhos ousados que traziam referências de toda parte do mundo. No quesito beleza, não poderia ser diferente.
Por isso mesmo, muitos produtos que fizeram a cabeça das mulheres nos anos 90, desde itens de maquiagem até fragrâncias de perfumes, não conseguiram manter sua fama de queridinhos na passagem do milênio. Eles até existem, mas ou se tornaram demodês ou já há opção bem melhor no mercado para substituí-los. Veja se você se lembra deles:
Populares nos anos 1990
1. Sombras metálicas: Principalmente a prateada, eram as opções de maquiagem preferidas de cantoras como Pink e Gwen Stefani. Naquela época, bastava marcar o côncavo dos olhos e dar uma suavizada na transição entre a pálpebra móvel e a base das sobrancelhas.
2. Batom marrom: Não existiam as coberturas opacas e matte, o batom cor de terra quase preta era cremoso mesmo. E reinava soberano nas bocas de celebridades superfashion como Victoria Beckham.
3. Contorno labial mais escuro: Usar o lápis para fazer o contorno da boca mais escuro que o tom da pele e do próprio batom criava a impressão de lábios mais grossos. Era muito comum a prática, por exemplo, de contorno de boca preto para cobrir com batom marrom fazendo quase que um efeito esfumado.
https://www.instagram.com/p/BEEhx98oDob/?tagged=batom24h
4. Batom 24 horas: Resistentes do final dos anos 1980, quando ainda eram um mito, nos anos 90, esses batons que tinham uma cor que não representava a que iriam pintar se tornaram superpopulares. Vinham em embalagens e tonalidades que variavam do verde ao preto, mas só pintavam a boca de vermelho e rosa-choque por 24 horas. Se você borrasse, era um desespero.
5. Gloss Roll on: Superbrilhantes, eles eram passados por cima dos batons cremosos e cintilantes. Por que, né, os anos 1990 eram muito modernos e high-tech. Muitos, além de supermelequentos, também tinham essência com aroma de frutas doces, como banana e morango. Uma delícia.
6. Gel com glitter: A moda de usar gel nos cabelos, tanto de homens quanto de mulheres – em ondinhas e topetes, já era triste. Mas ela conseguiu ser pior, quando as fórmulas de gel passaram a agregar glitter colorido: roxo, azul, verde. Depois de seco o gel, seu cabelo ficava tingido e purpurinado.
7. Yamasterol: Esse era o Bepantol dos anos 1990. O creme para cabelos veio para modernizar o velho hábito de usar Neutrox, apesar de copiar as mesmas cores da embalagem. Foi o princípio da história dos cremes para pentear no Brasil, e era usado até como um leave in, na praia ou piscina.
8. Colônia Giovanna Baby: O perfume que era para ser infantil virou uma febre entre as jovens mulheres. Doce como uma sobremesa e feminino como uma boneca de laço rosa, a clássica fragrância da Giovanna Baby desbancava os concorrentes Thaty, Oops e Ma Chérie, de O Boticário.
9. Minâncora: Quem não se lembra da única solução possível para curar espinhas? Na verdade, a pomadinha tinha diversas outras aplicações, de desodorante de axilas e pés à tira olho-de-peixe e outras inflamações. Por isso mesmo, a pomadinha milagrosa tem um cheiro forte de cânfora.
Aprenda: Como limpar pincéis de maquiagem com produtos caseiros