A moldura dos olhos > Reparando os erros

Corrigindo os estragos

Se você fez besteira, e está com pressa em ver os pelinhos crescerem de volta, Sheila Bellotti sugere: “Para fortalecer os fios, uma opção é a estimulação com corrente elétrica. Esta técnica utiliza também substâncias para nutrir e acelerar o crescimento”, explica. Algumas receitas caseiras também prometem ajudar. “Escove os pêlos – para frente e para trás – com uma escovinha de dentes. O movimento ativa a microcirculação. Alguns cremes à base de vitaminas e substâncias que acelerem o crescimento dos pêlos também auxiliam. Mas as fórmulas devem ser receitadas por médicos”, avisa a terapeuta.

Já nos casos de acidentes, nas quais se perde todo o pêlo da região, a melhor opção é a sobrancelha definitiva. “Ao contrário do que muita gente pensa, recorrer à técnica não quer dizer que você estará livre de fazer a sobrancelha pelo resto da vida. É uma espécie de tatuagem, que desenhará sua sobrancelha de forma permanente”, explica a designer Mary Couto. Mas nada de ir se animando. A prática tem indicações específicas. “É uma verdadeira arte, portanto, é preciso ter cuidado. Se não for bem feita, o resultado pode ser monstruoso. Só indicamos em casos de sobrancelhas mutiladas devido a acidentes ou patologias, situações nas quais os pêlos não voltam a crescer”, explica Sheila Bellotti.

No caso de pequenas falhas, uma técnica semelhante pode ser utilizada: a micropigmentação. “É igual à sobrancelha definitiva, só que em extensões menores. Pode ser utilizada para corrigir falhas ou disfarçar cicatrizes ao longo das sobrancelhas”, diferencia Mary, que reforça a importância de se procurar um profissional apto a desempenhar a função. Por ser permanente como uma tatuagem, se ficar ruim, depois não adianta chorar. “Vejo muitas mulheres insatisfeitas com o resultado. Hoje os profissionais estão mais bem preparados, mas, mesmo assim, é bom tomar cuidado na escolha”, recomenda Mary.