“Banho de lua” com descolorante sob o sol, pode? Procedimento pede cuidados

por | dez 30, 2022 | Beleza

O banho de lua, prática caseira de descolorir os pelos do corpo, costuma se tornar ainda mais comum entre algumas mulheres durante o verão, especialmente porque muitas recorrem ao sol para intensificar ou acelerar o clareamento.

Entretanto, além do risco de alergia que a mistura de descolorante em pó e água oxigenada pode provocar às peles mais sensíveis, é preciso ficar alerta à exposição ao calor. Entenda a seguir.

“Banho de lua” faz mal?

A técnica ganhou esse nome pelo objetivo de deixar os pelos claros “como a lua”. Ela não deixa de ser agressiva à pele, já que os dois ingredientes principais, descolorante em pó e água oxigenada, contam com índices de pH que podem ser agressivos ao organismo.

Por isso, é essencial preparar a pele com óleos ou cremes nos dias que antecedem o procedimento – que deve contar, no máximo, com até o volume 20 da água oxigenada.

shutterstock_293797895

Com a pele limpa, seca e hidratada, aplique a mistura com luvas, de preferência. Caso contrário, é possível haver irritações e coceiras na região.

Já gestantes e lactantes devem evitar por completo o banho de lua, uma vez que o contato com água oxigenada pode agravar problemas respiratórios na mulher, de acordo com Vital Fernandes Araújo, clínico geral formado na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, a amônia, presente no pó descolorante, ainda apresenta riscos à formação do bebê.

Elvira Lereu/IStock

Banho de lua sob o sol traz riscos

A recomendação é fugir do sol! O processo químico da descoloração acontecerá mesmo distante dele e as chances de desenvolver manchas e queimaduras graves aumentam exponencialmente diante da exposição ao sol. “Espere pelo menos até o dia seguinte para se bronzear”, explica o profissional.

Inarik/IStock

Como fazer um banho de lua seguro

  • Aplique o óleo vegetal ou o creme hidratante na região que vai descolorir, após estar limpa e seca;
Cunaplus_M.Faba/IStock
  • Misture metade do pacote de pó descolorante na água oxigenada e mexa até virar uma mistura uniforme;
  • Com um pincel, aplique em uma única camada na pele, aguarde de 15 a 20 minutos e retire todo o produto em água corrente
  • Em seguida, repita o processo da hidratação.

Saúde