A vaidade não é mais exclusividade feminina. Hoje, os homens também disputam com a gente quase em pé (cabelos e pele também!) de igualdade um horário de encaixe em spas, clínicas de estética e consultórios de diversos especialistas em beleza. Partindo então do princípio de que homem rústico é coisa do passado, o Dia dos Pais pode ser um excelente momento para você dar aquele trato no seu “velho”. Porque se tem algo que combina com um herói é uma bela apresentação.
A atenção que os homens dispensam à aparência pode até estar parecida com a das mulheres. Mas eles ainda são diferentes em diversos aspectos, e um deles é a pele. “Sobretudo na área facial, em relação à distribuição de pêlos e à maior quantidade de glândulas sebáceas”, revela a dermatologista Tatiane Kitamura, da clínica estética Fisiobelle, no Rio de Janeiro. Por isso, alguns cuidados devem ser diferenciados. “Os homens até podem usar os cosméticos das mulheres desde que respeitem as mesmas orientações, como o tipo de pele. Mas, de modo geral, a pele masculina tem a camada epidérmica mais grossa, então pode ser mais indicado usar cremes específicos que contenham maior concentração do príncipio ativo”, afirma a dermatologista Paula Lopes.
Se a queda capilar estiver ocorrendo por causa de uma dermatite seborréica, os shampoos anticaspa e de controle da oleosidade ajudam bastante. Agora, se a pessoa tiver uma tendência hereditária e a queda for mais séria, o tratamento é feito com remédios ministrados por via oral
Qual a criança que nunca ficou olhando com aquele misto de curiosidade e carinho o pai fazer a barba antes de ir trabalhar? Deve ser por isso que se barbear de maneira correta é um dos primeiros cuidados com a beleza masculina que vem à nossa cabeça. Para esse ato ser o menos agressivo possível à pele, o dermatologista Valcenir Bedin indica o uso de cremes e espumas específicos para barbear. “É ideal que se faça a barba com produtos próprios para isso, porque eles possuem elementos que deixam a pele e o pêlo mais macios”, esclarece o médico. Já para Paula Lopes, a barba pode ser feita com um sabonete de controle da oleosidade. “Apesar de não espumar muito, ele tem produtos antibacterianos e antifungicos que fazem com que a flora bacteriana existente na pele não se prolifere causando infecções”, indica ela. Entretanto, outras dicas importantes são evitar raspá-la no sentido contrário ao crescimento dos pêlos e, após o barbear, sempre usar algum produto cicatrizante.
E não faltam produtos para auxiliar os homens antes, durante e depois de fazer a barba. Da Biotherm Homme, tem o T-Pur Nettoyant Visage Anti-Brillance, um gel refrescante que limpa e prepara a pele para o barbear; a linha americana Zirh disponibiliza o Prepare, um óleo pré-barba que proporciona maciez, reduz a irritação e os pêlos encravados. Para fazer a barba, um dos produtos indicados é o Rasage Peau Sensibles – Mousse Spray, da Biotherm Homme, uma espuma de barbear que contém um filme de silicone que permite a lâmina deslizar evitando os cortes na pele. Outra espuma, também para barbear, é a Cream Shave, da Clinique. Já para quem prefere o produto em gel, a Zirh tem o Shave Gel, à base de aloe vera. Outra novidade é a espuma para fazer barba cerrada, da Nivea Man Shaving. Para depois da barba, a opção da Biotherm é o Aquatic Lotion; da Zirh é o Soothe, uma loção cicatrizante que hidrata e acalma a pele; e a loção Gillette After Shave.
Outro problema que ronda também os homens são os inevitáveis sinais do tempo. A dermatologista Paula Lopes revela que os homens têm menos tendência a sulcos e que eles aparecem de maneira mais profunda na região da testa e ao redor dos olhos, devido à própria musculatura masculina. “Para tratar dos sulcos e das rugas, os homens recorrem muito ao peeling, que pode ser químico ou vegetal. Esse procedimento estimula a produção da fibra elástica e colágena, fecha os poros e controla a oleosidade”, diz Paula.
No entanto, já existem cosméticos com a missão de deter esses desagradáveis avisos de que o tempo está passando, apesar de você já ser uma prova mais do que suficiente disso pro seu pai. A Biotherm Homme tem uma linha para os homens que fumam ou passam o dia enclausurados em escritórios fechados: a Hydra-Detox, com produtos que têm a finalidade de fazer a pele respirar melhor. Da Zirh, o Clean, com alfahidroxiácidos, limpa, restaura e renova a pele, enquanto o Correct, um soro multivitamínico, dá firmeza, estimulando a produção de colágeno. Também para atuar neste combate, a Clinique oferece o All About Eyes, que age tirando o cansaço da região dos olhos.
Mesmo que a cabeça dos homens tenha mudado em relação à vaidade, os problemas com os cabelos ainda são os mesmos: a queda capilar, que assuta boa parte da legião masculina, e os cabelos brancos, que continuam malvistos. “Se a queda capilar estiver ocorrendo por causa de uma dermatite seborréica, os shampoos anticaspa e de controle da oleosidade ajudam bastante. Agora, se a pessoa tiver uma tendência hereditária e a queda for mais séria, o tratamento é feito com remédios ministrados por via oral,” comenta Valcenir Bedin, acrescentando que o tratamento deve ser iniciado o quanto antes. Então, o uso de shampoos corretos não deve ser desprezado.
Para tratar daqueles fios brancos, que seu pai jura que são culpa sua, a Payot tem o Shampoo para Cabelos Grisalhos. Já o shampoo OX mata dois coelhos com uma só cajadada: serve para cabelos grisalhos e ainda por cima é antiqueda. A Mahogany apresenta o Silver Gray e, para todos os tipos de cabelo, a Zirh tem o Shampoo e o Conditioner à base de alfahidroxiácidos. A Ralph Lauren traz a linha Polo Blue, com o Shower Gel que serve também para lavar os cabelos, para aqueles pais que acham que tempo é dinheiro até debaixo d’ água.