Cabelos cacheados bem cuidados tiram a atenção das rugas e rejuvenescem

por | jun 30, 2016 | Beleza

Os cabelos cacheados estão em alta. Famosas como Débora Nascimento, Camila Pitanga e Sarah Jessica Parker são apenas alguns exemplos de mulheres que não abrem mão dos fios encaracolados. “A melhor coisa que a mulher brasileira pode fazer é assumir os cachos e viver livre, leve e solta. Os cachos rejuvenescem, tiram a atenção das rugas e dão um ar descontraído e feliz à mulher”, diz a hairstylist Viviane Siqueira, do Pierre Louis Coiffeur, no Rio de Janeiro.

Leia também:

Hairstylist ensina a ter o cabelo ondulado e volumoso de Giovanna Antonelli

Saiba como fazer seu cabelo crescer mais rápido

Aprenda a fazer os penteados que as famosas usaram no Oscar

Mas para abandonar de vez a chapinha e assumir os cabelos naturais, são necessários alguns cuidados, pois a estrutura do cabelo cacheado é mais frágil e os fios acabam embaraçando e quebrando com mais frequência.

A hairstylist e o cabeleireiro Kadu Cesário, do mesmo salão, ensinam algumas dicas para conseguir e manter belos cachos.

Use shampoo e condicionador adequados

O ideal é procurar um profissional para fazer um diagnóstico do fio do seu cabelo e orientar a respeito do melhor produto, que irá variar dependendo se o cabelo tem fios finos, grossos, tintura ou algum tipo de química. Basicamente procure produtos voltados para cabelos cacheados. E evite shampoos de reconstrução ou limpeza profunda, a não ser que seja exigido por algum outro motivo.

Não abra mão do leave in

Cabelos cacheados não vivem sem leave-in! Ele ajuda a controlar o frizz e o volume. A dica é aplicar sempre com os cabelos úmidos. Para quem quiser realçar os cachos, dê uma amassadinha nas pontas e deixe secar ao natural.

Mantenha um bom corte

O cabelo cacheado precisa de certo peso, portanto, deve ser cortado mais reto e com algumas levezas para dar o movimento. O repicado garante esse movimento, mas deve ser usado com moderação para não aumentar o volume ou deixar os fios rebeldes. A franja também suaviza o corte e ilumina o rosto.

Nunca penteie os cabelos secos

Prefira os pentes de dentes largos e de plástico, que deslizam melhor sobre os fios. Nunca penteie os cabelos secos, pois isso vai aumentar o volume e deixá-los mais rebeldes.

Hidrate sempre

A recomendação é uma hidratação quinzenal e, uma vez por mês, fazer um tratamento de reconstrução e nutrição. Em casa, você pode fazer uma boa máscara uma vez por semana, que ajuda a manter o resultado dos tratamentos feitos no salão. Escolha produtos com ativos que protegem contra o calor e a umidade, domando o frizz. O resultado são cabelos macios, disciplinados, com brilho duradouro e cachos definidos.

Use produtos específicos

Mousses e cremes modeladores dão o toque final aos cabelos cacheados, mantendo a definição dos cachos por mais tempo. O segredo é utilizar o equivalente a uma moeda de R$ 1, amassar as ponta dos cabelos e deixar secar ao natural ou utilizando um difusor.

O vídeo dá mais dicas para quem quer ter cachos perfeitos. Assista!