Cinco tratamentos de pele eficazes para estrias e outras marcas

Pele lisinha e bem cuidada é um dos principais sinais de beleza. Para deixar o rosto sempre bem cuidado, existem cinco tratamentos que, de acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, são considerados tops: toxina botulínica, preenchimento, depilação a laser, peeling e laser CO2 fracionado.

Leia também:

Dois tratamentos naturais para a celulite

Peeling: o que é e como funciona

Como tirar cicatrizes e marcas do corpo

Botox para rejuvenescer

A aplicação de toxina botulínica, mais conhecida como botox, é ideal para suavizar rugas de expressão provocadas pelas contrações dos músculos do rosto. “Hoje em dia a aplicação pode ser considerada como prevenção e como tratamento. A melhor idade é quando começam a aparecer os primeiros sinais das linhas do envelhecimento no rosto, em torno dos 25 anos”, explica a dermatologista Karla Assed, da Clínica Karla Assed, no Rio de Janeiro. Pequenas quantidades da substância são injetadas em determinados músculos do rosto, inibindo a contração dos mesmos, o que proporciona uma aparência mais jovem e descansada.

A dermatologista diz que a suavização das ruguinhas de expressão dá um aspecto mais rejuvenescido e suave à face, desde que feito de maneira natural. “Temos desde pacientes mais jovens, que franzem muito a testa, por exemplo, e têm o resto da face muito jovem, mas querem suavizar essa expressão. E temos também pacientes com mais idade. O importante é atender a cada um de forma individualizada. Não existe fórmula padrão em botox, cada rosto é diferente do outro”, afirma.

Preenchimento com ácido

Já o preenchimento, feito com ácido hialurônico, é indicado para preencher os sulcos do rosto que aparecem com a idade e para dar mais volume aos lábios, que vão ficando mais finos à medida que a pessoa envelhece. As aplicações são feitas com anestesia tópica ou local e não existe idade mínima. “Em média é feito em mulheres a partir dos 30 anos, que têm sulcos, ruguinhas, lábios finos ou muito marcados, mas também temos muitas pacientes mais jovens que apresentam sulcos muito profundos, ou que emagreceram muito”, explica a dermatologista. Como no botox, o principal no preenchimento é manter sempre a paciente com aspecto natural. “Tudo em excesso modifica o aspecto do rosto e não fica bonito”.

Como funciona a depilação a laser

A depilação a laser pode ser feita em qualquer idade e em qualquer época do ano, inclusive no verão. “O laser Anthélia , indicado para a depilação de todos os tipos e cores de pelos, inclusive os brancos, loiros super claros e vermelhos, realiza um resfriamento da região, destruindo o pelo pela raiz. Esse tipo de depilação a laser não doi“, afirma Nídia Gonçalves, gerente da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro.

Peeling para o rosto

O peeling, indicado para melhorar o viço da pele e eliminar manchas, é associado a produtos como o ácido retinóico, ácido kójico e hidroquinona. “O peeling de rubi entra para potencializar estes ativos com ótimos resultados”, explica a dermatologista Silvia de Mello, do núcleo de saúde e beleza da Clínica Ivo Pitanguy.

Segundo ela, o peeling pode ser feito quando há manchas e quando há necessidade de tratar o envelhecimento, normalmante em pessoas com mais de 30 anos. “São mulheres que estão muito manchadas, com a pele já perdendo o viço e precisando de uma ‘ajuda’ nos tratamentos regulares que já faz em casa”, diz.

Como acabar com as estrias

Um dos tratamentos mais eficazes para acnes, estrias e rejuvenescimento é o laser CO2 fracionado, que remove e nivela as camadas mais superficiais da pele, devolvendo a luminosidade e o brilho da pele. “O CO2, quando usado para rejuvenescimento da pele, é normalmente feito a partir dos 35 anos, porém, não há contra indicações para idades inferiores. Para tratamentos de estrias, podem ser feitos desde o momento em que aparecem, normalmente na adolescência. No caso de cicatrizes e manchas, também podem ser feitas aplicações em paciente jovens”, afirma o dermatologista Júlio César Nogueira, do W Spa.

O dermatologista explica que, quanto mais vermelhas e mais recentes são as estrias, melhor será o resultado do tratamento. “Como o laser estimula o colágeno de uma maneira muito intensa e faz retração de fibras elásticas, torna-se o melhor entre todos os tratamentos para cicatrizes, que geralmente acompanham as lesões, devido a ser um potente clareador. As estrias vão sendo tratadas de dentro para fora, e ficam mais superficiais e finas até sua recuperação. O laser também ajuda a remover manchas de acne“, garante.

Você gosta de se cuidar? É muito vaidosa? O teste te ajuda a descobrir: