Elas não são estrelas maiores da beleza. No entanto, quando não estão apresentáveis, todo o conjunto da obra é prejudicado. Pode ser apenas uma falha, mas, acreditem, compromete muito. Um fio a menos ou a mais acaba sendo responsável por toda a transformação da sua expressão. Olhar pesado, triste, inexpressivo… Esses são apenas alguns sintomas que a sobrancelha inadequada causa em seu rosto. Portanto, meninas, olho vivo no detalhe.
Bom, para começar, vamos esclarecer um ponto: não adianta querer ter as sobrancelhas iguais as da Malu Mader se seu rosto é diferente do dela. Cada pessoa tem suas próprias características e não pode mudar. Testa, olhos, pálpebras, idade, flacidez da região, tudo isso deve ser levado em consideração na hora de modelar as sobrancelhas. “Copiar a sobrancelha de alguém da revista ou da TV nem pensar. O que devemos observar, para escolher o modelo, é o formato do rosto. É que nem o corte do cabelo”, explica a designer de sobrancelhas Dora Cramer. No entanto, algumas regras são básicas. Anotem aí: testa grande não combina com modelitos finos e pálpebras largas ou gordinhas não ficam bem com os grossos.
Parece frescura, mas Dora assegura que um fio a menos ou a mais – umzinho que seja – afeta, e muito, toda a fisionomia. “A sobrancelha errada pode envelhecer, fazer o olhar ficar caído, o rosto torto. É importante a pessoa procurar um especialista para encontrar o modelo adequado para ela. Porque um lado nunca é igual ao outro, temos que tentar corrigir as imperfeições para deixar as duas da forma mais parecida possível”, diz Dora Cramer. Já no quesito cor, muita gente deve pensar que a tonalidade dos cabelos tem ligação direta com o tom das sobrancelhas. Aquela velha história, cabelos louros e sobrancelha escura never! Mas a designer derruba o mito: “Os cabelos não importam muito. O que deve haver é harmonia entre a pele e a cor dos olhos. Nada de muito preto, pois pesa demais, ou louro, que fica inexpressivo”, informa. Para isso, a cor ideal pode ser alcançada com tintura especial para os pêlos dessa área.
Métodos
Na hora de se livrar dos indesejáveis pêlos que ficam embaçando o olhar, vale a pena se interar dos métodos. Cera, pinça ou linha? “Não recomendo a cera. A longo prazo, ela afeta a musculatura, causando flacidez da pálpebra”, revela a dermatologista Giseli Petroni, alertando ainda para outro ponto negativo. “Ela sensibiliza a pele, sair no sol logo depois da depilação pode ocasionar pigmentação da região”. E tentando fugir da dor, muitas incautas lançam mão da lâmina, segundo Dora Cramer, um erro grave. “Os pêlos devem ser retirados um a um. A gilete tira de muitos em muitos, podendo deixar a sobrancelha completamente defeituosa. Fora que engrossa os fios”, afirma.
Aparos domésticos também devem ser evitados. É melhor que um profissional retire o volume, pois pentear a sobrancelha para cima e cortar os pêlos pode deixar falhas. O correto é recortar de 15 em 15 dias, o tempo que demora para ela crescer. Portanto, se a sua sobrancelha ficou falhada, deixe-a quieta até que a natureza faça o seu trabalho. Dependendo do estrago, ela pode levar até anos para voltar ao normal.
Corrigindo imperfeições
Agora, se ela não cresceu… Calma. Não se desespere. Para tudo na vida há um jeito. E, para sobrancelhas falhadas, há a micropigmentação. “O pigmento nunca deve ser o preto, porque azula com o tempo. Ele deve ficar entre os tons de marrom e o retoque é para ser feito de dois em dois anos”, avisa Dora. Não está satisfeita ainda. Acha que seu olhar anda triste? Caído? Giseli Petroni indica então a toxina botulínica para levantar a expressão. Sim, ele pode ser usado pelo bem da coadjuvante do olhar. “A toxina botulínica é aplicada no canto dos olhos, no músculo orbicular, bloqueando-o, assim o músculo frontal (o da testa) suspende a sobrancelha. Além de atenuar os pés de galinha”, esclarece a médica. No entanto, essa prática tem limitações. “Em casos em que a pele esteja muito flácida, só mesmo a cirurgia plástica”, diz Giseli. Para quem não cansa de inventar moda, a designer Dora Cramer dá uma luz para seus olhos: “Não existe moda de sobrancelha. Ela deve estar de acordo com o rosto e não com o modismo”.