Como armazenar alimentos em dias quentes

No verão, os casos de intoxicação alimentar aumentam por conta da ação dos micro-organismos na comida. Uma das principais causas deste problema é a má refrigeração dos alimentos, que favorece a proliferação de bactérias e reações químicas nos produtos.

Leia também:

Aprenda a organizar a geladeira e conservar bem os alimentos

Como tirar cheio ruim da geladeira

Limpeza correta da geladeira evita contaminação; veja como fazer

Segundo o engenheiro mecânico especialista em refrigeração Ricardo Maciel, diretor corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento em Refrigeração Comercial da Embraco, a temperatura externa influencia no funcionamento do refrigerador. “Nos países em desenvolvimento, 23% dos alimentos que se perde no ano estragam por falta de refrigeração”, afirma, citando um estudo realizado em 2009 pelo International Institute of Refrigeration (IIR).

  • Evite deixar a geladeira aberta por muito tempo, pois a troca de calor com o ambiente prejudica seu funcionamento (Thinkstock)

    Mesmo estocando a comida na geladeira, é importante tomar algumas medidas para garantir a armazenagem correta dos alimentos e evitar estragos.

  • O termostato deve ser ajustado de acordo com a época do ano. “No verão, a temperatura deve ser a mais baixa possível. O freezer deve estar a -18ºC, e a geladeira, a 5ºC”, indica Ricardo.
  • Evite deixar a geladeira aberta durante muito tempo. Escolha o que deseja consumir antes de abri-la. “A troca de calor entre o ambiente e o sistema refrigerador interfere na preservação dos alimentos, e a diferença entre temperaturas é maior em dias quentes”, diz o engenheiro.
  • Tenha cuidado para não obstruir a circulação do ar com sacolas ou caixas muito grandes. Isso pode prejudicar a distribuição igualitária de temperatura internamente.
  • Os alimentos mais perecíveis devem ser colocados nas prateleiras superiores, e os menos perecíveis devem ficar na parte de baixo.
  • Evite colocar a comida ainda quente na geladeira. “A temperatura elevada do alimento adiciona uma carga térmica ao refrigerador, obrigando-o a trabalhar mais para eliminar o calor e, consequentemente, elevando o gasto de energia”, explica Ricardo.
  • Os líquidos devem ser armazenados dentro de recipientes fechados. Isso porque eles podem evaporar e formar gelo nas paredes internas do aparelho, prejudicando seu rendimento.

Veja mais dicas no vídeo: