Fungos nas unhas dos pés e das mãos são indesejáveis e bem incômodos. E quanto mais o “cantinho” fica abafado e úmido, mais os fungos fazem a festa. Mas, o tratamento da micose, que atinge pessoas que usam muito sapatos fechados ou ficam com os pés úmidos seja pela transpiração ou por não secar direito após o banho, pode ser mais fácil do que você imagina.
Leia também:
Como tirar rachaduras dos pés em casa: dermatologista ensina o jeito certo
Calos nos pés: 5 dicas para se livrar deles
Como tratar problemas de pele mais comuns no verão: micose, mancha, brotoeja e mais
Micose: o que é?
A micose nas unhas é também chamada de onicomicose. Ela é uma infecção na qual os fungos se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas, segundo a Sociedade Brasileira de Demartologia. Os fungos atacam os pés, geralmente, por serem regiões úmidas e permanecerem quentes.
As unhas das mãos também podem ser atacadas pela micose. Apesar de ser mais comum nos pés, a doença também pode aparecer nas mãos de pessoas que trabalham frequentemente com água, como cozinheiras e faxineiras.
Como evitar
- Não deixe o pé e os espaços entre os dedos molhados ou úmidos
- Não ande descalça em ambientes úmidos
- Não cutuque a unha com palitos e alicates para retirar a “massinha” formada nas laterais da unha. Esta ação pode “empurrar” a micose para outras áreas da unha.
Como saber se estou com micose?
Identificar o problema é o primeiro passo. Por isso, é fundamental saber que a micose modifica a aparência da unha: ela fica oca e muda de cor, ficando amarelada. Se você está com as unhas com este aspecto, procure avaliação de um dermatologista. Isso porque há outras doenças de unha que são parecidas com a micose.
O que NÃO fazer contra micose
A eficiência para curar a micose depende de paciência e cuidados extras com a unha. Ou seja, não adianta ficar cutucando ou até lixando para que a doença vá embora. “Quando lixada, a micose perde apenas sua parte superficial, isto é, ela não é retirada por completo”, explica a dermatologista Mônica Aribi, que possui uma clínica com seu nome em São Paulo.
Cabe lembrar que todos os materiais usados em unhas com micoses devem ser únicos e não devem ser compartilhados com outras unhas, pois isso pode fazer a micose se espalhar.
Como curar micose
Esmaltes para micose, que são vendidos geralmente em farmácias, podem ser usados e funcionam, porém a aplicação deve ser por, no mínimo, seis meses. “Eles não precisam de indicação médica”, comenta a especialista.
Passo a passo para tratar em casa
- Sempre seque bem o pé depois do banho;
- Ande de chinelo em casa para o pé respirar;
- Caso apareçam sinais de micose, utilize um spray anti-micótico (vendido em farmácias). Basta borrifar o produto no sapato e na meia todos os dias, antes de colocá-los.