São muitos os tipos de manchas na pele, bem como suas possíveis causas. Fatores como acne, variação hormonal, exposição solar, gravidez, envelhecimento e reações alérgicas são os mais comuns.
Leia também:
Tratamentos à laser rejuvenescem, tiram manchas e pelos do rosto
Cuidados com a pele negra: como evitar manchas, acne, foliculite e outros
Segundo a médica Sílvia Takakuwa, pós-graduada em dermatologia e profissional da clínica Medical Laser, hoje, existem métodos específicos para eliminar e tratar as mais variadas marcas na pele. Eles são capazes de amenizar o aspecto das manchas e, em alguns casos, eliminá-las completamente. Conheça alguns exemplos:
Peeling de cristal
Consiste na microdermoabrasão da pele por meio de cristais de hidróxido de alumino. A técnica destrói a camada externa da cútis, eliminando a pele morta. Com isso, a penetração dos produtos (tanto aqueles aplicados em casa como os utilizados pelo profissional durante o procedimento) é aumentada, potencializado sua ação.
“É uma técnica menos agressiva do que as outras, pois não utiliza produtos químicos. A pele não fica tão manchada ou sensível à luz solar”, afirma a especialista.
O peeling de cristal é indicado principalmente para manchas causadas por acne e fotoenvelhecimento.
Peeling químico
Com a ajuda de um pincel ou gaze, é aplicado um esfoliante químico na pele, provocando sua descamação e obrigando o organismo a produzir uma “nova pele”, com aspecto renovado. “Para garantir um bom resultado, é indicado fazer um pré-peeling pelo menos 20 dias antes, com produtos à base de ácido e despigmentantes. Assim, a pele estará mais bem preparada, e o peeling penetrará uniformemente”, afirma Dra. Sílvia.
Tratamentos a laser reduzem manchas, rugas e sinais da idade (Thinkstock)
Laser de CO2 fracionado
O laser é capaz de atingir camadas mais profundas da pele, provocando a retração do colágeno. “Ele renova a pele e, consequentemente, ameniza as manchas. Geralmente, são indicadas duas sessões, com intervalo de um mês entre elas”, afirma a profissional.
A técnica é bastante abrasiva, e, por isso, o paciente deve permanecer afastado das atividades diárias por 4 a 10 dias após a aplicação.
O laser de CO2 fracionado é indicado para tratar, além das manchas, rugas (em especial ao redor dos olhos, boca e pescoço), flacidez facial e do pescoço e cicatrizes de acne. Também pode remodelar o contorno da face.
Plataforma XEO
O tratamento reúne três tipos de lasers em uma mesma aplicação, atingindo as três camadas da pele (epiderme, derme papilar e derme reticular). A técnica pode ser aplicada na face, pescoço e colo e tem o objetivo de clarear e rejuvenescer a pele, removendo manchas e vasos aparentes.
“A plataforma XEO trata todas as condições mais comuns do envelhecimento: manchas, dano solar, linhas suaves, rugas, vermelhidão, poros dilatados e flacidez”, lista a médica.
Confira uma dica para preparar a pele para a exposição solar e garantir um bronzeado homogêneo, sem manchas:
–>