Espinhas internas são mais doloridas porque podem conter uma bactéria chamada propionibacterium acnes, que leva à inflamação da pele e acaba desencadeando pus. Quando o quadro é muito grave, o ideal é buscar a ajuda de um dermatologista para que ele possa indicar o tratamento mais indicado. Porém, para minimizar inchaço e dor no local é possível recorrer à compressa de chá preto quente.
Tratamento para espinha: compressa de chá
De acordo com o dermatologista Dr. Alberto Cordeiro, a planta Camellia sinensis, a partir da qual o chá verde e preto são produzidos, possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias.
“A planta tem algumas propriedades, mas pode ser que seja apenas o calor da compressa o responsável pela melhora da espinha, e não propriamente o chá”, esclarece o dermatologista.

Para ele, o calor é benéfico para a espinha interna porque tem efeito vasodilatador, aumentando o fluxo de sangue e a oxigenação do local.
Para fazer a compressa para espinha, prepare o chá preto normalmente. Com a bebida ainda quente, mas não fervendo, molhe um lenço, gaze ou chumaço de algodão ou tecido para fazer a compressa. Coloque todos os dias, duas vezes por dia, em cima da espinha por aproximadamente dez minutos.