Efeito build-up: como saber se o cabelo está com acúmulo de produtos

Saiba também como reverter esse quadro e evitar novos casos

Você segue uma rotina de cuidados, mas sente que seu cabelo já não responde aos tratamentos como antes, mesmo usando os mesmos cremes, óleos e finalizadores de sempre? Isso pode ser causado pelo efeito build-up, que nada mais é do que um acúmulo de produtos nos fios.

Entenda abaixo quando são os sinais de que seu cabelo precisa de uma limpeza mais profunda e como solucionar esse problema.

Como saber se estou com efeito build-up?

(Crédito: freepik/freepik)

Causado pelo acúmulo de resíduos de produtos nos fios esse quadro é muito comum de acontecer. Alguns dos causadores, por exemplo, são cremes para pentear, leave-ins, óleos, protetores térmicos, sprays fixadores e até mesmo shampoos e condicionadores que não são totalmente removidos na lavagem.

Com o tempo, esses resíduos se acumulam criando uma “camada invisível” que impede a penetração de novos tratamentos. No entanto, antes mesmo disso, existem sinais que você pode notar, como:

  • Coceira no couro cabeludo recorrente mesmo após higienização
  • Ausência de brilho e aspecto “sujo” mesmo após a lavagem
  • Cabelo pesado, rígido ou grudado
  • Maior oleosidade na raiz e ressecado nas pontas

Como remover o acúmulo de produtos?

(Crédito: gpointstudio/freepik)

Para reverter o efeito build-up, o primeiro passo é apostar em uma limpeza profunda. Para isso, uma sugestão são os shampoos antirresíduos para eliminar os resíduos acumulados. Esse produto pode fazer parte da sua rotina capilar, inclusive, mas é importante avaliar o seu tipo de cabelo.

Para fios com mais oleosidade, por exemplo, a sugestão é uma lavagem semanal. Já os cabelos secos devem contar com uma janela de 15 dias entre uma aplicação e outra. Além disso, para evitar o ressecamento das pontas, foque a aplicação na raiz.

Dicas de beleza