Fernanda Souza já usou técnica inusitada para controlar suor nas axilas: resolve?

por | set 5, 2017 | Beleza

Quando estamos com calor ou praticando atividades físicas, suamos. É assim com todo mundo, mas algumas pessoas acabam apresentando mais suor do que outras e se incomodam com a reação natural do corpo.

Esse é um dos incômodos da atriz e apresentadora Fernanda Souza. No canal do YouTube de Rafael Cortez, Fernanda comparou a marca do suor de Rafael com a que tem. “A sua pizza é muito pequenininha, a sua é brotinho, a minha é tamanho família”, brincou. 

Fernanda ainda contou que já chegou a aplicar botox nas axilas para fazer com que o suor diminuísse e o problema acabasse, mas desistiu de prosseguir com o procedimento. Afinal, como é esse tratamento?

Botox nas axilas: como é feito?

Colocar botox na axila é um procedimento relativamente simples. Dentro do consultório de um dermatologista, o especialista irá aplicar a solução de toxinas com agulhas bem fininhas em alguns pontos da axila.

Assim, os nervos responsáveis pelo suor ficarão “desligados”, sem fazer com que as glândulas produzam o suor. De acordo com o dermatologista Alberto Cordeiro, enquanto o botox estiver agindo, o procedimento realmente funciona, mas com o tempo, o efeito passa.

Efeitos colaterais

O mesmo tratamento pode ser feito nas mãos e nos pés, mas o dermatologista adverte: a pessoa pode perder a força nessas regiões, isso porque o botox age no músculo também.

“O nervo manda estímulos para o músculo e sem esse estímulo o músculo não contrai, então pode haver o enfraquecimento transitório”, explica ele.

Botox na axila dói?

As agulhas utilizadas são bem finas e a aplicação é subcutânea, o que significa que é feita em uma das primeiras camadas da pele. Sendo assim, a dor não costuma ser forte, já que o procedimento não é invasivo. 

Mas pode haver certo desconforto do paciente, além de que sangramentos, inchaços e hematomas podem aparecer depois. Segundo Alberto, os sintomas devem desaparecer dentro de uma semana e caso reações alérgicas apareçam, é indicado procurar o médico responsável. 

Para Fernanda, por exemplo, a aplicação doeu muito e ela resolveu deixar para lá. “Dói muito. São 93 agulhadas em cada axila. Chegou uma hora em que falei: ‘Ah, moça, deixa suar. Deixa suar que eu sou um ser humano’”, disse a apresentadora.

TV Globo

O suor muda de lugar?

Muitas pessoas optam por evitar o procedimento pensando que o suor irá mudar de lugar. Esse acontecimento é chamado, entre os dermatologistas, de hiperidrose paradoxal.

Para Alberto, isso não acontecerá caso o paciente tenha aplicado a toxina botulínica. “Pode acontecer se a pessoa escolher fazer a simpatectomia, que é a cirurgia de remoção do nervo simpático, o nervo que age na sudorese excessiva. Isso vai acontecer por que os nervos simpáticos de outros lugares do corpo vão ter um estímulo reflexo e passarão a enviar mensagens para as glândulas de outras regiões produzirem mais suor”, explica o especialista. 

O efeito da simpatectomia é definitivo e invasivo, precisando de anestesia, por exemplo.

Indicação e riscos

O botox é indicado para as pessoas que realmente têm suor excessivo e se sentem prejudicadas no âmbito social. “Eu já parei muita gravação para secar a axila”, desabafa Fernanda.

Para mulheres gestantes, lactantes ou pessoas que estejam doentes, o tratamento não é indicado. 

Como cuidar da pele