Livre-se das manchas!

O nosso clima tropical e ensolarado propicia uma grande incidência de manchas. Na maioria escuras e castanhas, afligem especialmente as mulheres, já que seus hormônios as tornam vulneráveis a esse problema, tornando o problema bem mais freqüente nelas do que nos homens.

A maior parte é causada pelo sol, sem que seja preciso que estejamos na praia ou na piscina! Basta aquele “solzinho” que nos atinge no dia-a-dia na cidade, no trânsito, ou, simplesmente, caminhando pelas ruas. Assim, surgem as sardas escuras e claras, melanoses e queratoses (manchas e asperezas localizadas), manchas castanhas difusas na face (melasmas), avermelhamento do pescoço, pintas escuras em braços, costas e pernas.

Os hormônios femininos podem desempenhar importante papel como agravantes de manchas no rosto, como ocorre na gravidez e em mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais, particularmente nas morenas.

O próprio envelhecimento natural, cronológico, pode fazer com que se tenha mais vulnerabilidade a pintas e manchas, pois o organismo vai perdendo a capacidade de “filtrar” as células defeituosas

Inflamações após pequenos ferimentos como picadas de inseto, queimaduras leves, arranhões e espinhas também deixam marcas, a princípio cor de vinho, rosadas, mas que depois podem se tornar castanhas, principalmente nas pessoas de pele morena ou dourada.

O próprio envelhecimento natural, cronológico, pode fazer com que se tenha mais vulnerabilidade a pintas e manchas, pois o organismo vai perdendo a capacidade de “filtrar” as células defeituosas – a pele perde parte da capacidade de se defender do sol, além do fato da radiação ser cumulativa, isto é, ter sido guardada na “memória” celular durante as décadas de vida. Aparecem, então, as manchas nas mãos (melanoses), sardas brancas em pernas e antebraços, avermelhamento na lateral do pescoço, lesões pré-cancerosas, ásperas (queratoses).

Tratamentos mais comuns

Filtro solar: Qualquer tratamento para manchas exige uso de filtro solar diário, de FPS 15, pelo menos. Na praia ou piscina, melhor ainda usar fatores de proteção maiores que 30!

Ácido retinóico + Hidroquinona : Fórmulas feitas com estes dois componentes são clássicas, de ótimos resultados. A concentração de cada um dependerá do tipo de pele, profundidade da mancha e de fatores individuais que são analisados pelo dermatologista. Essas fórmulas causam descamação e deixam a pele levemente rosada, devendo ser usada à noite.

Microcauterização: Um dos métodos mais eficientes e simples para tratar sardas, melanoses e queratoses e pintas superficiais. Dá excelentes resultados. Uma ponta finíssima quente de um aparelho (eletrocautério) é aplicada encima de cada lesão, com destruição delicada da mancha indesejada.

O dermatologista aplica cremes anestésicos ou anestesia local em cada lesão antes de realizar o procedimento, que é rápido e de baixo custo, podendo ser feito durante uma consulta simples. Deixa crostas por dez dias no rosto e 15 a 30 dias no resto do corpo.

Neve Carbônica: Ideal para louras, ruivas e mulheres de peles bem claras. Este método é quase indolor. A ponta congelada do equipamento é aplicada sobre as lesões, que são destruídas pelo frio intenso. Deixa igualmente crostas pelo mesmo tempo.

Peelings: De acordo com o tipo de manchas, mais leves ou mais profundas, podem ser usados diversos tipos de peelings.

1. Peelings suaves (de ácido glicólico, de ácido retinóico): causam descamação discreta, são feitos em cerca de seis sessões. Ideais para manchas superficiais da face, muito usado devido à simplicidade e comodidade.

2. Peelings médios (Resorcina): deixam crosta marrom por cerca de oito dias, ótimo para manchas cor de vinho após espinhas e para sardas.

3. Peelings profundos (de ATA): deixam crostas por cerca de 15 dias, bom para peles claras com marcas e manchas mais profundas.

Quantum (aparelho de luz intensa pulsada + laser): é atualmente o mais usado para resolver as manchas avermelhadas, inclusive no colo, que até então representavam um problema de difícil resolução. É útil também para manchas castanhas (melanoses e sardas), excelente para rejuvenescer pele manchada das mãos (melanoses). Tem um ótimo resultado.

Assim, atualmente, as manchas deixaram de ser um problema persistente! Já é fácil eliminá-las. Mas não deixe de seguir a orientação do seu dermatologista!

Dra. Lígia Kogos é dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e diretora da Clínica Ligia Kogos de Dermatologia.