As mulheres gostam de ter a pele lisinha, macia e sem pelos. A depilação é uma aliada da mulher neste sentido, apesar de ser dolorida. O problema é quando ela provoca manchas escuras na pele.
Leia também
Depilação durante a gravidez, pode?
Depilação íntima: um método para cada tipo de pele
Pelo encravado: 8 maneiras de acabar com o problema
A dermatologista Bianca Wiedemann explica que as manchas acontecem por causa da melanina, portanto, peles mais escuras têm mais possibilidades de escurecer na área depilada por cera. “A depilação provoca um trauma na pele. E, toda vez que a pele sofre uma agressão, pode ocorrer aumento da produção de melanina, o que gera o pigmento acastanhado na pele”, esclarece Wiedemann.
A temperatura da cera também é um fator que contribui para o aparecimento das manchas / Crédito: Thinkstock
Como evitar manchas
Para que a área depilada não fique escura, a primeira dica é ficar atenta à temperatura da cera, que não pode estar muito alta. “Além disso, a paciente pode usar alguns cremes pós-depilatórios com ativos anti-inflamatórios, visando diminuir o surgimento das manchas”, afirma a dermatologista.
Outra dica é não se esquecer de proteger a pele da exposição solar. “Se a depilação for em área exposta como a face, por exemplo, é importante a aplicação rigorosa do filtro solar diariamente”, aconselha a dermatologista.
Depilação a laser é a mais indicada para evitar o surgimento de manchas / Crédito: Thinkstock
Como remover manchas de depilação
Se a pele já estiver manchada, uma opção é usar cremes à base de hidroquinona. “Cremes com ativos despigmentantes, como a hidroquinona, podem ser usados em casa à noite diariamente”, afirma Wiedemann.
Para otimizar o resultado no tratamento, é indicado trocar a depilação convencional pela depilação a laser para evitar a agressão que a pele sofre com a cera. Além disso, esse tipo de método também pode gerar pelos encravados, o que causa um grande desconforto aos pacientes.
Conhece o método de fotodepilação? Assista ao vídeo para conhecer: