Aquelas bolinhas vermelhas que surgem na virilha estão entre os sinais mais comuns de foliculite, uma inflamação que atinge os folículos pilosos que pode até causar manchas escuras na pele.
Esse distúrbio, que é conhecido popularmente como pelo encravado, aparece quando o pelo raspado (ou depilado) cresce, não consegue ultrapassar a pele, se curva e volta para o interior da camada cutânea. Este processo leva à inflamação e abre caminho para a proliferação de bactérias.
Como tratar manchas na virilha
Além de causar lesões na pele da virilha, como as bolinhas vermelhas, a foliculite também pode ocasionar manchas – tanto pela irritação na cútis quanto pelo estímulo à produção de melanina.
De acordo com cada incidência, o dermatologista poderá identificar os fatores que desencadearam as manchas decorrentes da foliculite e indicar o melhor tratamento para o problema. Alguns tratamentos estão entre os mais indicados para estes casos, acompanhe:
Higienização correta: utilizar água morna e sabonete antisséptico auxilia na prevenção e no tratamento das bolinhas na virilha.
Depilação a laser: segundo a dermatologista Fernanda Cabral, esta forma de eliminar os pelos é indicada em casos em que o trauma da depilação (com certa ou gilete) é a causa do escurecimento da pele ou quando é necessário realizar a depilação com muita frequência.
Luz intensa pulsada: de acordo com a dermatologista Cátia Silveira, este tratamento ao mesmo tempo em que elimina os pelos, clareia as manchas causadas pela foliculite. O tratamento consiste na emissão de um flash de luz concentrada que aquece a raiz os pelos, deixando-os fracos progressivamente até a sua eliminação. Dependendo do caso (e do tipo de pele), são necessárias 12 ou mais sessões para alcançar os resultados.
Cremes específicos: somente um médico pode recomendar cremes para este fim, tanto os clareadores quanto aqueles de uso tópico com corticoides;
Peelings químicos: a dermatologista Fernanda Cabral afirma que este tratamento apresenta agentes clareadores a base de ácidos que causam uma descamação superficial na pele, capazes de clarear as manchas escuras.
Outros tipos de laser: o laser conhecido como Q switched 1064nm ou aquele não ablativo fracionado também são recomendados para o tratamento de manchas escuras na virilha. O primeiro destrói o pigmento tanto nas camadas mais profundas quanto nas mais superficiais da pele, enquanto o segundo, causa uma descamação superficial que clareia a pele e incentiva a produção de colágeno.
Como prevenir a foliculite na virilha
A rede “Não+pelo” afirma que alguns hábitos diários podem não só prevenir como também tratar a foliculite. Entre as recomendações, estão:
- Não ficar muito tempo com roupas molhadas
- Evitar roupas apertadas
- Utilizar roupas leves e largas, preferencialmente de algodão após a depilação
- Hidratar a pele sempre que possível com produtos específicos
- Use sabonetes antissépticos
- Se realizar a depilação em casa, cuide para que tenha condições higiene
- Na depilação com gilete, optar por lâminas descartáveis
- Esfoliar a pele para eliminar células mortas
Cuidados com a depilação caseira
- Como depilar a virilha em casa: testamos e ensinamos TUDO
- Tudo sobre depilar as pernas com gilete: cuidados importantes
- Como se depilar sozinha: testamos 4 técnicas