Ao longo da vida a pele é exposta a uma série de “agressões”, como a poluição, que no futuro resultarão em uma pele envelhecida. Segundo Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, depois de muitos anos de abuso de sol, álcool e cigarro, surgem as manchas de pele, vermelhidão, opacidade e perda de elasticidade.
Leia também
Tratamentos para pele madura que realmente funcionam
Dermatologista dá dicas para evitar ressecamento da pele
Dicas contra envelhecimento da pele
Os raios UVA e UVB emitidos pelo sol são inimigos da saúde da pele em qualquer etapa da vida, por isso o uso do protetor solar é indispensável para evitar que a pele envelheça precocemente. “A radiação UVA danifica o colágeno e as fibras elásticas, levando a perda de sustentação e elasticidade”, explica a médica. Os raios UVB, incidentes principalmente das 10 às 16h, causam queimadura e aparecimento de manchas, sendo o principal responsável pelo câncer de pele.
Além do sol, outros fatores podem contribuir para o envelhecimento da pele, como o cigarro, o álcool, alimentação não balanceada, a poluição e o frio. Segundo a especialista, o clima frio promove ressecamento e perda da hidratação natural da pele, o ar poluído pode obstruir os poros, proporcionando um aspecto grosseiro e opaco à pele. “Além disso, as substâncias tóxicas do cigarro causam destruição das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele”, completa.
Assista ao vídeo que ensina como prevenir e reduzir os sinais do envelhecimento: