Passando a tesoura

Se você gosta de mudar o visual, já deve ter pelo menos pensado em cortar o cabelo mais curtinho. Mas mudou imediatamente de pensamento, com medo de não combinar com você, ou de perder a longa cabeleira cultivada com todo amor há anos. Coragem, menina! Os cortes curtos estão na moda. E não precisam ser o famoso “joãozinho”. Prova disso são os estilosos penteados das atrizes Mariana Ximenes e Paola Oliveira, esta com um chanel muito charmoso. Portanto, renda-se às tesouradas.

Além dos cortes de Mariana e Paola, outro que ainda chama atenção é o de Marjorie Estiano em “Duas Caras”, novela recém-terminada. “Esse é um corte estilo Toni & Guy londrino, todo grafilado na frente, pontudo e com uma nuca mais alta, comprida, porém cheinha. Quem fez está mantendo”, comenta o hair stylist Claudio Moreira, do Walter’s Coiffeur, no Rio de Janeiro.

A mulher brasileira tem o costume de se inspirar em novelas e filmes, acho até que mais nas novelas, porque ficam vendo aquelas atrizes durante muito tempo na televisão. Se uma atriz bonita usa um corte lindo, muitas mulheres vão querer imitar

Segundo Valflan Braz, do Werner Coiffeur, também no Rio, essa tendência vem de fora do país. “A mulher européia tem o cabelo mais fino, que pede um corte mais ousado, com uma pomadinha para dar mais volume. Apesar de a brasileira não precisar de tanto volume, porque já o tem naturalmente, ela sempre imita muito as tendências estrangeiras”, diz.

Muita gente não leva a idéia de enfrentar a tesoura adiante por vários motivos. Algumas mulheres colocam a culpa nos maridos e namorados, dizendo que eles preferem cabelos longos; outras assumem a falta de coragem e há ainda aquelas que, apesar de acharem os curtinhos bonitos e práticos, acham que eles não irão combinar com seu tipo de rosto ou cabelo. Mas quem arrisca, geralmente, não se arrepende.

Com a palavra, o profissional

Para Valflan, as pessoas estão mais antenadas nas tendências, ousando nos cortes e dando ênfase ao que têm de mais bonito, independentemente do formato do rosto. “Temos feito muitos cortes curtos e curtíssimos, com franja bem marcada, bem desconectada, mas acho que a maioria das mulheres ainda está esperando o verão chegar ou se acostumando com a idéia, porque elas morrem de medo de cabelo curto!”, diverte-se.

Para Claudio, o cabelo curto tem certas restrições, sim, com relação ao formato do rosto. “Em um rosto redondo demais, se você colocar uma franja muito retinha, vai cortar o formato no meio, destacar muito a bochecha, o pescoço e o queixo. Então, quanto mais afilado o rosto, melhor fica o corte. Um cabelo liso também ajuda bastante”, diz. Ele alerta ainda para o modismo, que muitas vezes pode levar as mulheres a cometerem verdadeiros pecados! “A mulher brasileira tem o costume de se inspirar em novelas e filmes, acho até que mais nas novelas, porque ficam vendo aquelas atrizes durante muito tempo na televisão. Se uma atriz bonita usa um corte lindo, muitas mulheres vão querer imitar”, comenta.

O hair stylist explica como fazer para encontrar o corte certo para cada tipo de mulher: “É necessário fazer, primeiro, uma anamnese com cada cliente, para conhecer a sua personalidade, o seu estilo, como é o seu trabalho, seu dia-a-dia, e saber se aquele corte curto vai ficar bem nela ou não”, explica Claudio, que admite já ter recusado alguns trabalhos por perceber que a escolha não iria combinar com a cliente. “Nem todo mundo fica bem com qualquer tipo de corte. É por isso que eu digo que se a pessoa não entra no clima, ele não fica bom, e quando a cliente insiste muito, digo que não faço. É o meu nome que está em jogo. Mas geralmente eu consigo fazer a mulher mudar de idéia. Fiz visagismo em Milão, por isso consigo visualizar e explicar para ela como ficará o resultado”, diz.