O melasma é uma condição dermatológica que afeta principalmente mulheres em idade fértil, com peles mais morenas e de países de climas quentes. São manchinhas escuras ou “mais acastanhadas” na pele que aparecem, principalmente, nas maçãs do rosto, testa, nariz, lábio superior e na lateral dos braços e colo. No melasma, acontece um estímulo das células que produzem a melanina na pele, que trabalham demais produzindo o pigmento.
Como prevenir manchas como melasma?
1. Evitar exposição solar excessiva durante o verão é a melhor estratégia de prevenção das manchas na pele. Por isso mesmo, o melhor jeito evitar manchas é usando o filtro solar, que durante o dia a dia pode ser mais aplicado no rosto, colo, braços e mãos.
3. O filtro solar não deve ser aplicado apenas quando se vai à praia ou piscina, mas também no dia a dia para evitar que o sol desgaste as células da pele, o que pode gerar novas manchas no futuro.
4. Para que a proteção seja eficiente, é necessário que seja o protetor solar seja aplicado com, pelo menos, 15 minutos de antecedência ao período de exposição.
5. No caso de exposição solar direta e intensa, o filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas, de maneira uniforme por todo o corpo. Não esqueça de passar o protetor nos pés, nas orelhas e nas axilas, que também ficam expostas.
6. Evite se expor diretamente ao sol, principalmente das 10h às 16h e use chapéu e óculos de sol.
7. Mesmo que você não tenha manchas na pele, sempre use produtos com agentes clareadores que ajudam a evitar que surjam novas manchas na pele.
8. Se você já tem manchas, o ideal é suspender a exposição ao sol, redobrar a utilização de protetor solar e procurar um dermatologista.
Tire proveito de dormir bem
- Ter uma boa noite de sono ajuda a perder peso
- Você já teve orgasmo no sono? Uma posição favorece
- Médico ensina como pegar no sono com respiração