O açaí é um dos alimentos mais completos no combate ao envelhecimento das células, já que possui vitaminas, minerais e antioxidantes. Esta frutinha roxa e muito nutritiva apresenta propriedades que contribuem não só para a manutenção da saúde como também para os cuidados com a pele.
Quando usado na cútis, auxilia na regeneração celular, na hidratação e até mesmo na redução de manchas. Mas para aproveitar todos estes benefícios, a dica da naturóloga Mariana Vitte, do W Spa, é apostar no óleo vegetal da fruta. Isso porque a concentração elevada de princípios ativos favorece ainda mais a beleza da pele.
Açaí faz bem para a pele
Esta fruta natural do Norte do país concentra antioxidantes poderosos, como as antocianinas, que contribuem com a boa circulação do sangue, prevenindo edemas como por exemplo, inchaços nas pernas. E ainda evitam o acúmulo de gorduras nas artérias, reduzindo os riscos de doenças cardíacas.
O açaí também possui nutrientes como zinco, selênio e cobre, que são necessários na formação de compostos que melhoram a elasticidade da cútis – o que ajuda no combate às estrias. Além disso, o açaí é fonte de ácidos graxos, que ajudam na prevenção de problemas de pele.
Receita com açaí para a pele
Para aproveitar todos estes benefícios da fruta na pele, a especialista dá uma dica poderosa de esfoliante corporal à base de açaí. “Este esfoliante elimina as células mortas, ativa a circulação, reduzindo edemas, e melhora o aspecto das estrias”, conta.
A receitinha leva apenas 30ml de óleo vegetal de açaí e 30g de açúcar mascavo. A ideia é misturar os dois ingredientes e aplicar no corpo, friccionando com movimentos circulares. Deixe agir por 20 minutos e enxágue em água corrente. “Sua pele terá uma textura leve e aveludada, fazendo esta esfoliação uma vez por semana”, recomenda.