Se você tem o cabelo oleoso e acredita que ele não precisa de hidratação, está cometendo um grande erro. Apesar do aspecto desagradável, o excesso de oleosidade costuma se concentrar apenas na raiz, deixando o comprimento e as pontas ressecadas e quebradiças.
Conheça cinco erros que deixam seu cabelo ainda mais oleoso e aprenda a tratá-los do jeito certo.
O que faz a raiz ficar oleosa?
A raiz fica mais oleosa do que o normal quando as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem gordura em excesso. Esse processo pode ser causado por diversos motivos, desde a forma de lavar e tratar os cabelos, os produtos utilizados, mantê-los muito tempo presos ou abafados por bonés, toucas etc, além de alimentação inadequada.
Erros que deixam a raiz mais oleosa
Abusar do detox capilar
Abusar de produtos detox, antirresíduos e para cabelos oleosos, ou seja, exagerar nos produtos que retiram parte ou totalmente a oleosidade capilar, initerruptamente ou por um longo período, sem estar fazendo um tratamento, faz com que o organismo entenda que precisa produzir mais sebo. O correto é lavar o cabelo com shampoos detox apenas uma vez por semana. Eles removem a sujeira e ajudam a combater as disfunções do couro cabeludo.
Nos intervalos dos dias, trate os cabelos com produtos Neutros ou para Cabelos Normais, pois eles ajudarão muito neste processo de regularização da oleosidade natural dos fios.
Usar receitas caseiras
Misturinhas caseiras que envolvam vinagre ou limão podem ser prejudiciais, pois tendem a secar demais o cabelo. Já apostar em componentes oleosos, como azeite, pode fazer com que o cabelo fique pesado e com a aparência de “engordurado”.
Ou seja: evite essas misturinhas e invista em produtos formulados especialmente para o seu tipo de fio. Eles oferecem nutrientes na proporção certa, sem ressecar ou pesar.

Usar máscaras, finalizadores e condicionadores na raiz
Aplicar cremes, finalizadores e condicionadores na raiz também pode ser prejudicial. Esses produtos são compostos por óleos e outros ingredientes que, ao entrarem em contato com o couro cabeludo, podem entupir os poros, aumentando a oleosidade.
Passar as mãos no cabelo com frequência
Pentear ou passar as mãos no cabelo com frequência também intensifica o aspecto oleoso,
já que o atrito na raiz ativa ainda mais as glândulas sebáceas e o movimento das mãos ou do pente/escova faz óleo se espalhar pelos fios. Além disso, as mãos fazem com que componentes gordurosos naturais da nossa pele passem diretamente para o cabelo.

Não hidratar os fios
Como a oleosidade natural se concentra apenas no couro cabeludo, o comprimento acaba ficando seco e, consequentemente, quebradiço. Com isso, o organismo produz mais e mais oleosidade para tentar nutrir o comprimento e pontas. Para evitar esse problema, o indicado é hidratar semanalmente o cabelo com máscaras que possuam ativos capazes de nutrir e restaurar as fibras dos fios, mas lembre-se de tratar apenas o comprimento e pontas.
Evitar a visita ao médico
Visitar o dermatologista também é essencial. Se o caso for genético ou uma disfunção hormonal, é ele quem poderá te indicar o melhor tipo de tratamento para controlar o problema.
A linha completa S.O.S BOMBA veio para facilitar sua vida! Chega de misturinhas caseiras, aqui tem tudo que você precisa para o seu cabelo crescer saudável!