Você vive correndo atrás de mil e um artifícios para ficar mais bonita. Pinta o cabelo, alisa, amacia. Acorda bem mais cedo para dar um pulinho (de umas duas horas básicas) na academia antes de ir para o trabalho, não sai de casa sem passar o creme A nas mãos, o B no rosto e o C no resto do corpo… É claro que todo o esforço vale a pena. No entanto, talvez você esteja deixando de lado uma das medidas mais simples, importantes e, digamos, relaxantes, para ficar bela: dormir bem. Não é só por causa das olheiras, não. Saiba que a privação do sono pode gerar uma série de tendências que, na certa, você execraria, como formação de rugas, obesidade, queda de cabelo, entre outras. Mentira? Existem explicações científicas para esses fenômenos. Mas não precisava nem falar, basta a experiência do dia-a-dia para perceber que estar bonita também é uma questão de estar bem.
Antes de ser um fator importante para a beleza, o sono é uma necessidade vital. Quando dormimos, durante suas diferentes fases do sono, ocorre uma série de processos metabólicos que, se alterados, afetam o equilíbrio do organismo. “Dormir é tão necessário quanto comer. Ninguém deixa de dormir completamente, mesmo que tenha insônia. Experiências com animais mostram que a privação do sono é incompatível com a vida”, frisa a Dra. Dalva Poyares, médica especialista em sono, do Laboratório do Sono da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp. É durante o sono profundo, por exemplo, mais precisamente nas chamadas fases três e quatro, que ocorre o pico de produção do hormônio GH, do crescimento. Entre outras funções, ele ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate doenças ósseas como a osteoporose. Quem dorme pouco ou mal, com o sono interrompido a todo o momento, reduz o tempo da fase profunda e, consequentemente, fabrica menos hormônio GH.
Não é difícil imaginar os danos que a baixa produção de hormônio GH pode causar. Criança que não dorme de maneira adequada também não irá crescer devidamente, além de estar mais suscetível a infecções. Já os adultos, bem crescidinhos, não utilizam o GH para crescer, propriamente. Por isso, não adianta dormir 12 horas por dia, que você não vai aumentar aquele desejado centímetro. Mas é aí que chegamos ao ponto que nos interessa: o hormônio do crescimento tem a função importantíssima de renovação e multiplicação celular, retardando, assim, o envelhecimento. Não é o que você quer, uma pele macia e lisa? Pois então! É essa multiplicação celular que renova a derme ao trocar células antigas por novas.
A formação de rugas – urgh!, você não gosta nem de ouvir falar – também pode ser bastante amenizada com noites bem dormidas. Primeiro porque, como todo mundo sabe, quem dorme mal fica cansado, tenso e estressado. Um dos motivos de isso acontecer é porque a falta de sono estimula a produção de cortisol, que é, justamente, o hormônio de estresse. “E se você se irrita facilmente, com freqüência se vê com a testa franzida, é o que proporciona a formação de rugas de tensão”, explica a Dra. Regeane Trabulsi Cronfli, especialista em endocrinologia e metabologia. Em segundo lugar, é na última fase do sono – chamada de sono R.E.M. (do inglês Rapid Eyes Moviment) – que o relaxamento da musculatura atinge seu grau máximo. “A não formação das rugas depende do relaxamento da musculatura facial e da renovação celular. Uma coisa é formar rugas, outra é consolidá-las, uma vez que a pele não é renovada no ritmo que deveria ser”, esclarece a Dra. Regeane.
Apesar de cada indivíduo ter necessidades distintas, a média ideal de sono é de sete a oito horas diárias, considerando que as crianças tendem a precisar de um pouco mais, em torno de nove a onze horas por dia. Mas um bom sono não é feito só de quantidade de horas dormidas. “Não depende só da duração, e sim da qualidade, do grau de relaxamento que a pessoa atinge. Eu posso dormir oito horas e ter um sono ruim, interrompido a todo o momento”, diz a Dra. Regeane. É por isso que não é um capricho vedar cada centímetro da janela, desligar o celular, apagar a TV, e ler, contanto que a leitura seja relaxante.
Tanto cuidado parece besteira. Entretanto, atingir as fases mais profundas do sono é fundamental para o acúmulo de conhecimento. O que? Calma, nós explicamos! É durante o sono R.E.M., fase em que ocorrem os sonhos, que as coisas que foram aprendidas ao longo do dia são processadas e armazenadas. Calcula-se que esse estágio tenha início a partir de duas horas de repouso, aproximadamente. “Para que o sono possa ser considerado produtivo, ele tem que atingir a fase R.E.M. Toda vez que alguém, adulto ou criança, dorme menos que o necessário, sua memória de curto prazo não é adequadamente processada, o que impede a pessoa de transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido”, alerta Regeane Cronfli.
Aqui vai mais um grande motivo para você se empenhar em dormir muito bem a partir de hoje: dormir mal en-gor-da!!! Não, isso não é história pra boi dormir… O negócio é o seguinte: um outro hormônio chamado leptina, capaz de controlar a sensação de saciedade, também é secretado enquanto se dorme. Precisamos dizer mais alguma coisa? Tudo bem, afinal, é para isso que o Bolsa está aqui. O que acontece é que, quem fica acordado mais do que devia, acaba sentindo necessidade de ingerir maiores quantidade de alimentos. E aí, já viu, né? Pesa na balança. Outra vilã da beleza são as baladas, atrasar o sono e recompesar dormindo até a hora do almoço no dia seguinte não funciona, pois descompassa o relógio biológico.
O problema é que, hoje em dia, na vida conturbada das grandes cidades, dormir oito horas por dia é praticamente um luxo. Mas, na medida do possível, algumas providências podem ser tomadas para ajudar muita gente a cair no sono antes de chegar ao terceiro carneirinho. “É ótimo que a pessoa faça atividades durante o dia, porém não perto da hora de dormir”, recomenda a Dra. Regeane. A ingestão de substâncias estimulantes, como café e outras bebidas que contenham cafeína – chá preto, mate e refrigerantes – deve ser evitada. Se for comer, nada de se empanturrar! E é importante escolher alimentos de fácil digestão. Tomar um banho quente – de banheira é melhor ainda – antes de dormir é tiro e queda (na cama, claro). Ouvir música também pode ser estratégico, desde que seja um som calmo e relaxante. Já dormir com a TV ligada atrapalha a chegada no estágio de sono profundo. “Nada de levar trabalho para casa ou assistir a um filme cheio de tensão, pois isso vai fazer com que a pessoa demore demais a pegar no sono”, aconselha a endocrinologista, lembrando ainda que o velho truque do leite quente é batata! Pode e deve ser utilizado.
Apesar de tanta apologia ao sono, pega mal para a reportagem se a matéria estiver induzindo a longos bocejos… Se você chegou até aqui, é sinal de que não. De qualquer jeito, nossa intenção é lembrar que beleza e saúde estão muito próximas. “Quem cuida, sem exageros, da saúde geral e da aparência tende a ter maior qualidade de vida. Beleza é um conceito amplo e está ligado à saúde. Então, todo indivíduo saudável e bem cuidado pode ser considerado bonito”, define a Dra. Dalva Poyares. Portanto, caras leitoras, acordem! Ou melhor, durmam, que o negócio é se cuidar!





