Uma técnica que não é considerada novidade, chamada dermaplanagem ou “dermaplaning”, consiste em passar uma lâmina cirúrgica na pele do rosto para tirar células mortas e pelos. O procedimento promete uma cútis mais macia e brilhante. Porém, é importante salientar que a dermaplanagem deve ser realizado em clínicas especializadas, já que tudo precisa usar materiais descartáveis limpos e esterilizados para evitar infecções. Você acha que isso faz bem?
Usar lâmina no rosto é bom?
O jornal britânico Daily Mail causou polêmica ao defender o uso da lâmina para depilar o rosto, afirmando que o hábito é saudável e, inclusive, ajuda a retardar o envelhecimento da pele. “Barbear o rosto ajuda a retardar o envelhecimento porque a lâmina estimula a produção de colágeno, o que diminui as rugas. Sempre que ocorre um trauma na pele, o colágeno é produzido para ajudar na renovação celular”, afirmou ao jornal o dermatologista inglês Michael Prager.
Para a Dra. Carolina Marçon, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, depilar o rosto da mulher com lâmina também não faz sentido e pode trazer riscos à pele. “A lâmina é agressiva à pele do rosto, que já é delicada, e pode acabar criando pequenos ferimentos”, afirma. Hoje em dia existem outros métodos mais eficientes e com menos risco tanto para depilar quanto para esfoliar o rosto.
Veja se teria coragem de fazer o procedimento, que causa certa aflição:
Como combater as linhas de expressão
- 4 máscaras caseiras contra rugas que fazem milagres
- Truques caseiros para a pele do rosto ficar radiante: Veja
- Aprenda a fazer automassagem no rosto que reduz rugas