Com o aumento da busca pelo design perfeito e por sobrancelhas mais cheias, a micropigmentação ganhou destaque e passou a ser um dos procedimentos estéticos mais populares entre as mulheres, mas nem sempre o resultado é satisfatório.
Fatores como o uso de produtos de baixa qualidade ou a escolha de uma técnica ultrapassada podem garantir um visual pouco harmonioso e artificial, mas a boa notícia é que, nestes casos, há como reverter esta situação. Se você não gostou da sua micropigmentação, há uma técnica que promete removê-la por completo: a despigmentação. Conheça o procedimento:
Despigmentação de sobrancelha: o que é?
De acordo com Mariana Queiroz, especialista em micropigmentação e fundadora do Espaço Sobrancelha Desenhada, a despigmentação é uma técnica utilizada para retirar a micropigmentação da sobrancelha sem danificar os pelos.
O procedimento é feito na primeira camada da pele, com o mesmo laser de remoção de tatuagem. A diferença entre esses dois tipos de remoção é o tempo e a quantidade de vezes que é necessário para remover o pigmento da pele.
“O laser de despigmentação é utilizado para aquecer a área selecionada, encontrando o pigmento nas camadas da pele (derme e epiderme) para destruí-los, ou seja, ao aquecer o pigmento, ele se parte em micropartículas e o próprio sistema linfático do organismo elimina o pigmento da sobrancelha”, diz.
Quanto custa uma sessão de despigmentação?
Ainda de acordo com a especialista, é importante que o profissional que realizará a despigmentação reserve um tempo para conhecer o perfil do cliente, para assim entender o motivo de sua insatisfação com as sobrancelhas e algumas questões técnicas, como há quanto tempo a pessoa fez a micropigmentação, qual a cor do pigmento e qual a rotina de cuidados da pessoa com a face.
Feito isso, é possível levantar uma estimativa de quantas sessões de despigmentação serão necessárias para atender à necessidade do cliente, entretanto, são feitas em média três sessões, que custam cerca de R$ 300 cada.
O precedimento em si dura de cinco a dez minutos e, entre uma sessão e outra, é preciso fazer um intervalo de 30 a 45 dias para que o corpo expila o pigmento.
Antes do procedimento
Segundo Luzia Costa, especialista em despigmentação e CEO da Sóbrancelhas, é preciso que a cliente tenha alguns cuidados 24 horas antes da sessão, como evitar o consumo de café, de bebidas alcoólicas, frutos do mar, carne de porco, frutas ácidas (inclusive morango) e frituras, evitar a exposição ao sol e o uso de qualquer tipo de ácido ou esfoliante na pele.
Também vale apontar que para iniciar a despigmentação é necessário ter a micropigmentação completamente cicatrizada, processo que leva em torno de 30 dias.
“Muitas pessoas fazem a micropigmentação e não gostam do resultado imediatamente, porém, para despigmentar, é preciso primeiro cicatrizar a região e a cliente precisa esperar esse processo”, diz Mariana, da Espaço Sobrancelha Desenhada.
Cuidados após o procedimento
Após uma sessão de despigmentação, para evitar qualquer transtorno e garantir resultados satisfatórios, a lista de cuidados com a região aumenta. São eles:
– Evitar exposição direta e prolongada ao sol nos primeiro 30 dias;
– Não realizar nenhum tipo de procedimento nas sobrancelhas enquanto estiver despigmentando;
– Fazer o uso de maquiagem apenas 72 horas após o procedimento;
– Lavar o local somente com água fria e com sabonete antisséptico líquido;
– Evitar tocar e coçar a área;
– Não remover as ‘casquinhas’ que formarão nas sobrancelhas;
– Não usar quaisquer tipos de cosméticos no local (óleos, hidratantes, cremes antiidade, ácidos ou filtro solar oleoso);
– Não tomar banho de mar ou piscina nos primeiros 30 dias, pois o sal e o cloro agridem o local;
– Não comer: carne suína, chocolate, amendoim, frutos do mar, alimentos gordurosos em geral e alimentos ácidos;
– Não consumir bebidas alcoólicas (principalmente destilados) na primeira semana após o procedimento;
Também é importante manter a região lubrificada e protegida, para isso, aplique loção tônica três vezes ao dia com auxílio de um algodão e passe protetor solar seco ou extra-seco, com FPS a partir de 25 e de quatro em quatro horas no local.
No caso de leve inchaço e sensação latejante, é indicado que a cliente faça compressa com gelo.
Contraindicações para despigmentação
De acordo com a especialista Luzia Costa, há algumas contraindicações para a realização da despigmentação.
Em alguns casos, o procedimento pode ser feito mediante liberação médica, como no caso de pessoas com diabetes, com câncer, alergias tópicas, urticária física, glaucoma, hepatites, anemia e lactantes após seis meses de amamentação.
Entretanto, também há alguns casos em que o tratamento estético é estritamente proibido, como: pessoas com hemofilia, lúpus, com propensão a desenvolver queloides, pessoas que usam medicamentos para afinar o sangue e gestantes.
Para clientes menores de idade, os profissionais devem alertar seus responsáveis que o procedimento não é ideal, visto que o corpo está em fase de formação e a dor pode ser intensa.
Há risco do pelo cair?
As especialistas afirmam que, quando realizado de forma adequada e por um profissional capacitado, o procedimento de despigmentação não oferece riscos dos pelos das sobrancelhas caírem.
“As pessoas confundem muito os tipos de laser e têm medo de fazer despigmentação. Elas acham que o laser utilizado é o mesmo da depilação, que enfraquece e elimina o pelo, mas para eliminar o pigmento da pele é utilizado um laser diferente, o mesmo tipo que apaga tatuagem, o que não danifica em nada o pelo e nem altera a sua cor”, finaliza Mariana Queiroz.
Dicas para a sobrancelha perfeita
- Truque de “recortar” a sobrancelha deixa o desenho perfeito
- Canetas para sobrancelhas prometem mesmo resultado da micropigmentação
- Filha de Kelly Key muda as sobrancelhas e NÃO é micropigmentação: fotos