Tirar cutícula faz ela crescer mais grossa? Dermatologista dá dicas e cuidados

Uma das principais dúvidas das mulheres na hora de fazer as unhas diz respeito de  como  tirar a cutícula, responsável por proteger as unhas. Faz mal retirar totalmente? Faz com que ela cresça mais grossa? 

Leia também:
Dicas simples para que a unha cresça sem quebrar
Passar esmalte demais enfraquece a unha?
Como fazer unhas perfeitas em 5 passos

A dermatologista Flávia Martelli, consultora da Netfarma, diz que, desde que essa retirada não seja violenta a ponto de machucar a cutícula, não há problema em se retirar parte dela. “O ideal é tentar  não retirar as cutículas profundamente, sem cutucá-las. Esse hábito pode trazer prejuízos à matriz da unha, causando deformações”, explica.

Entre as  infecções nas unhas que podem surgir, ela cita a micose nos cantos da unhas, principalmente em pessoas que ficam muito tempo com as mãos molhadas. “Nesse caso em específico, é aconselhado que não se retire a cutícula”, diz.

Cuidados com as cutículas

Para ter cutículas e  unhas saudáveis, ela recomenda mantê-las hidratadas e retirar o excesso de pele ou apenas empurrá-la levemente com o auxilio de um hidratante e espátula. Veja alguns mitos e verdades:

Deve-se sempre tirar as cutículas para fazer as unhas?

Depende. “Pode-se retirar desde que com cuidado para não machucar as unhas”. 

Quanto mais se tira, mais grossa a cutícula cresce? 

Não. “Assim como os pelos e cabelo, a cutícula tem um limite para crescer. Quem faz as unhas toda a semana tem a impressão de que elas crescem mais rápido, o que não é verdade”. 

Usar produtos de limpeza sem proteção nas mãos prejudica a cutícula?

Sim. Há agentes nocivos presentes nos produtos químicos que fazem com que a pele fique mais ressecada e as cutículas com aspecto áspero. “Nesses casos, a hidratação é importante, pois cria uma película protetora contra”.

Retirar totalmente a cutícula faz as unhas crescerem mais?

Não. Não há relação direta entre a cutícula e o  crescimento das unhas. “Sua função é basicamente a proteção do aparelho ungueal (unhas e matriz), garantindo que não ocorra a entrada de bactérias, que podem causar infecções”.

É possível retardar o crescimento das cutículas?

Não. “Há produtos que dão um aspecto mais bonito para as mãos, mas não há comprovação de que retardem o crescimento”.