Se você cresceu entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000 provavelmente conhece bem o estilo das calças conhecidas como “pescador” ou “capri”. Os modelitos, que eram muito comuns nas versões jeans e stretch, vinham com o comprimento da barra mais curto e deixavam parte da canela à mostra.
Assim como muitas roupas daquela época, essas peças voltaram com tudo na moda atual e acabaram recebendo um nome “atualizado”: agora, você pode encontrá-las sob a alcunha de calças cropped. O termo segue a tendência dos trajes “encurtados”, que já são mania em todos os guarda-roupas.
Tendência da calça cropped
Embora pareça um novo modelo de calça, as peças chamadas de cropped se referem apenas àquelas que possuem o tamanho das pernas menor. Isso quer dizer que elas não têm nada a ver com a modelagem, que pode ser skinny, reta, flare, clochard, saruel, entre outros.
Na verdade, as calças cropped podem ter todo tipo de formato e isso prova o tanto que essas peças são versáteis – até mesmo em dias mais frios. Por isso, confira abaixo algumas dicas de como usar os diferentes modelos que já são sucesso entre famosas como Cleo Pires, Alessandra Negrini, Agatha Moreira e Ana Hickmann:
Calça cropped: como usar?
Jeans básico para o dia a dia
Atualmente, é possível dizer que vale (quase) tudo quando o assunto é calça cropped. Mesmo que os modelos jeans ainda sejam a grande preferência, já dá para encontrar versões da peça em alfaiataria, moletom, linho e couro. Sem contar que elas também estão disponíveis em cortes mais retos, mais larguinhos e mais justos, se adequando ao gosto de todo mundo.
No quesito denim, aliás, não há muita regra: a dica é escolher aquele que faça se sentir bem e confortável. Portanto, você pode apostar em modelitos mais tradicionais ou inovar com aqueles que estão em alta, como é o caso do mom jeans – de cintura bem mais alta e modelagem um pouco mais larga.
Por serem neutras, as calças jeans cropped vão bem com tudo, desde uma camisetinha básica a camisas e até blusões amplos. E anote aí: em dias mais frios, aposte em casacos compridos que contrastam com o comprimento curto da calça e alongam a silhueta de maneira elegante.
Modelos larguinhos da moda
Se o objetivo é ter total conforto com seu look, invista nos modelos soltinhos que vestem muito bem todos os tipos de corpos – especialmente as mulheres de quadris largos. Além de serem mais cômodas, essas calças podem conferir um toque mais moderno ao visual.
No caso dessas peças, o ideal é combinar a roupa com sapatos de salto para não achatar a silhueta. No entanto, também é possível usar calçados como tênis (de preferência com solado de plataforma) e oxford, que são perfeitos para um look mais despojado.
Calça justa e de caimento reto
Quem prefere calças mais justas ou de caimento mais sequinho também tem uma infinidade de possibilidades na hora de adotar os modelitos cropped. As versões skinny ou cigarrete, por exemplo, são encontradas em diferentes tecidos e estilos e ficam melhor quando usadas com scarpins ou botinhas de salto com cano baixo.
Para conseguir um look fora do óbvio, uma dica é apostar em modelitos do tipo clochard, que deixam a parte de cima da calça mais moderna com a amarração na cintura. Outra saída bem simples é dobrar a barra de baixo para dar um toque “cool” ao visual. Qual é o seu estilo de calça cropped favorito?
Modelos de calça que estão na moda
- Mom jeans de Marquezine é a calça do momento que vai substituir a skinny
- Ludmilla, Simaria, Anitta: veja a calça com fendas laterais que todas vestiram
- Já viu a calça jogging? Modelo de moletom usado por blogueira vai bombar