Pés suados: como evitar esse incômodo no verão

Já não basta suar mais no rosto e cabeça, no pescoço e axilas, pernas e até braços. No verão, os pés não escapam do calor que acumula dentro de calçados fechados, principalmente. Como o local é de fácil acúmulo e proliferação de fungos e bactérias que causam chulé, é importante tomar algumas precauções para reduzir esse incômodo. Veja algumas dicas logo abaixo de como suar menos os pés no verão.

Leia também:
Suor em excesso pode ser sinal de hiperidrose
Suor excessivo: 13 alimentos que pioram o quadro
Entenda por que o seu suor tem cheiro forte

5 formas de suar menos nos pés

1. Use antiperspirantes ou antitranspirantes de axilas. As versões em spray podem ser eficientes para prevenir pés suados, quando não são aplicados apenas nas solas. Use uma boa dose entre os dedos e também na lateral dos calcanhares.

2. Prefira sapatos abertos ou de tecidos e materiais respiráveis, que permitem que a umidade saia pelos buracos. Você também pode reduzir o suor nos pés ao usar sapatos feitos de couro e outras matérias primas naturais. Abuse de sandálias e chinelos para permitir que os pés respirem.

3. Tome uma infusão caseira, já que algumas pessoas acreditam que a sálvia pode aliviar as fibras nervosas que produzem o suor em excesso. Junte 4 colheres de folhas de sálvia em 2 copos (500 ml) de água fervente. Cozinhe a sálvia em fogo brando por 5 minutos. Coe a infusão e beba o líquido, pelo menos, uma vez por dia.

4. Faça um escalda-pés em uma mistura herbal. Misture quantias iguais de folhas de eucalipto, casca de carvalho, folhas de nogueira, folhas de hamamélis e raiz de tormentilha. Coloque 5 colheres da mistura em 2 litros de água. Ferva a mistura por 5 minutos e adicione a um litro de água fria para lavar os pés com a infusão.

5. O suor ocasionalmente é associado a dietas ruins. Se você sente que não está comendo de maneira saudável, ou que há muitos doces em sua dieta, é possível que a hiperhidrose possa ocorrer. Esse também é um problema entre diabéticos, e ainda pode ser causado por desequilíbrios hormonais, medicamentos que esteja tomando ou devido à mudança metabólica.