Tipos de renda para vestidos de noiva

por | jun 30, 2016 | Moda

Independente do estilo da noiva, as rendas costumam fazer muito sucesso e acabaram se tornando as preferidas das noivas.

Leia também

Veja os principais tipo de tecido para vestido de noiva 

Conheça os tipos de véu de noiva 

Como escolher vestido de noiva ideal para cada corpo 

Segundo a estilista Patricia Granha, as mais escolhidas são: renda chantilly, rendas francesas e rendas estilo veneziana que têm soutache. “Acredito que são muito escolhidas por serem rendas delicadas, com toque macio ao corpo, além de serem fluídas e mais leves, o que proporciona um acabamento mais romântico ao vestido”, completa.

Como escolher

A dica da estilista na hora de escolher a renda do vestido de noiva é considerar o modelo. “Se é o vestido é mais fluído, recomendo rendas mais leves como as francesas e chantilly. Já para os vestidos estruturados, as mais indicadas são as as rendas com estilo veneziana que têm soutache (nome do cordão que deixa a renda em “alto relevo”)”, explica Patricia.

Principais tipos de renda

Renda soutache

O vestido da personagem Nicole em Amor à Vida era trabalhado em renda soutache no colo e na gola / Crédito: Divulgação TV Globo

É uma renda com alto relevo e o desenho é retrabalhado no soutache, um tipo de fio ou cordão. “Recomendo esse tipo de renda em vestidos mais estruturados para acabamentos em decotes mais profundos e para saias com mais volume” afirma a estilista.

Renda guipure

É uma renda mais pesada que mistura viscose e algodão e possui desenhos mais específicos e bem marcados. “É boa para vestidos mais ajustados e para composição de detalhes”, diz Patricia.

Chantilly francesa

O vestido de Marina Ruy Barbosa na novela Amor à Vida tinha renda chantilly francesa nas mangas / Crédito: Divulgação TV Globo

Segundo a especialista, essa renda é mais delicada, fininha e transparente e os desenhos são mais espaçados.

Renda richelieu

Renda em linho ou algodão na qual se desenvolve um trabalho manual para confeccionar o acabamento. “Essa renda pode ser utilizada em qualquer modelo de vestido, mas indico para casamentos na praia por conta do acabamento rústico que essa renda confere”, explica Patricia.

Mais cara

Para as noivas que estão em busca do que há de melhor e mais caro, a estilista conta que as rendas mais caras para compor um vestido de noiva são as renda lyon e renda francesa. São traçadas com seda ou algodão e tem uma aparência muito delicada.

Ainda está em dúvida em relação ao vestido de noiva? Assista ao vídeo e veja dicas para escolher o modelo ideal: