Fotos da hora do “sim”, da troca de alianças e do beijo estão entre as tradicionais do álbum de casamento, mas as noivas mais modernas querem mais do que um álbum convencional. O “Trash the Dress” é um ensaio diferente, que está conquistando cada vez mais espaço na lista de gastos das noivas.
Leia também:
Como organizar casamento: planejamento mês a mês
Bandas de casamento cobram por festa até R$ 16 mil em SP
Feiras de Noivas são oportunidade de ter serviços com desconto
Crédito: Divulgação/Foto Studio
O que é
De origem norte-americana o “Trash the Dress”, muito comum também na Europa, é um ensaio no qual os noivos exploram lugares inusitados e belas paisagens. A ideia é que passada a ansiedade, correria e tensão do grande dia, os noivos se vistam novamente para uma sessão de fotos descontraída, romântica e artística. O resultado é parecido com fotos de editoriais de moda. “É um ensaio no qual há um contraste entre a pompa do casamento e um ambiente totalmente sem luxo”, define o fotógrafo Evandro Rocha.
Ensaio em Campos do Jordão
Crédito: Divulgação/Evandro Rocha
Lugar e duração
Segundo Reynaldo Cavalcanti, do Foto Studio, não há limite para a escolha do lugar. Desde os noivos arquem com as despesas de deslocamento e hospedagem do profissional, o ensaio pode acontecer em qualquer local. Os fotógrafos costumam ajudar o casal a escolher cenário que combine com o perfil dos noivos. A sessão de “Trash the Dress” costuma ser feita no período da tarde e dura cerca de 4 horas.
E o vestido?
Essa modalidade de ensaio surgiu nos EUA em 2006 e recebeu o nome de “Trash the Dress” – pela tradução “jogar o vestido no lixo” – contudo, no Brasil, a proposta adotada não é tão agressiva, principalmente porque grande parte das noivas aluga o vestido. “A resistência, na maioria das vezes, acontece mais por parte das empresas que alugam os vestidos do que das próprias noivas, mas nunca presenciei um caso de estragar. Às vezes danifica mais na festa do que no ensaio de Trash the Dress”, afirma Rocha. Os fotógrafos defendem que o modelito pode ficar sujo e molhado, mas nada que uma boa lavagem não resolva.
Ensaio de Trash the Dress em Pirenópolis (GO)
Crédito: Divulgação/Evandro Rocha
Preço
Por ser um ensaio grandioso, como define Evandro Rocha, o álbum com as fotos do Trash The Dress é separado das demais fotos do casamento e custa em torno de R$ 3 mil.
Foto tirada no deserto do Arizona, nos EUA
Crédito: Divulgação/Evandro Rocha
Tendência
Alguns casais tem aproveitado o lugar da lua-de-mel para o ensaio de Trash the Dress. Nos primeiros dias os noivos aproveitam a viagem e a nova vida de casados, mas reservam uma tarde para essa sessão especial. “Já fiz isso algumas vezes e eu fiquei responsável por levar e trazer de volta o vestido da noiva”, conta Rocha. A ideia é uma boa dica para unir o momento feliz e romântico da lua-de-mel com os cenários dos destinos escolhidos.
Veja mais fotos de Trash the Dress:
Trash-The-Dress-Pirenópolis-GO-Evandro-Rocha.jpg
Trash-the-Dress-Campos-do-Jordão-Evandro-Rocha.jpg
Foto-Studio-Trash-The-Dress-mar.jpg
Trash-the-Dress-Ilhabela-Evandro-Rocha.jpg-650
Foto-Studio-Trash-campo.jpg
Ensaio de Trash the Dress
ALX_2080.jpg
Ensaio de Trash the Dress em uma cachoeira
Trash-the-Dress-Porto-de-Galinhas-PE-Evandro-Rocha.jpg
Noiva faz pose em um mangue, em Porto de Galinhas (PE)
Trash-The-Dress-Praia-dos-Carneiros-PE-Evandro-Rocha.jpg
Ensaio de Trash the Dress na Praia dos Carneiros (PE)
Trash-the-Dress-Firenze-Itália-Evandro-Rocha.jpg
Sessão em Firenze, na Itália
Trash-the-Dress-Chapada-dos-Guimarães-MT-Evandro-Rocha.jpg
Sessão de Trash the Dress na Chapada dos Guimarães (MT)
Trash-the-Dress-praia-Foto-Studio-.jpg
Ensaio de Trash the Dress na praia
Trash-the-Dress-Foto-Studio-noivos-pulando.jpg
Ensaio de Trash the Dress
Trash-The-Dress-Monte-Verde-Evandro-Rocha.jpg
Ensaio em Monte Verde (MG)
Trash-the-Dress-Ilhabela-Evandro-Rocha.jpg
Sessão de Trash the Dress em Ilhabela