- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 13 Agosto, 2018
Sair da rotina é sempre bom para recompor as energias e descansar. Mas só quem sofre com intestino preso em viagens sabe o quanto isso pode atrapalhar a diversão.
Antes de mais nada, é preciso entender que intestino preso é apenas um sintoma, e não uma doença. Pode acontecer por diversos motivos, incluindo a mudança de rotina, como acontece em uma viagem. Quando a dificuldade em evacuar é contínua, é necessário avaliação médica para identificar as causas e apontar o melhor tratamento.
Em geral, a maioria das pessoas apresentam melhoras com mudanças na dieta e estilo de vida. A seguir, damos algumas dicas para driblar o intestino preso e conseguir curtir os momentos fora de casa sem desconfortos.
1- Invista nas fibras
É verdade que em viagens costumamos relaxar um pouco com a alimentação, mas se você quer manter o intestino funcionando e não ter problemas, não deixe de comer fibras. No café da manhã, aposte em frutas com propriedades laxativas como mamão e ameixa. Misturar cereais integrais e linhaça aos alimentos e ingerir um pouco de cafeína também vai ajudar. Na hora do almoço, inclua legumes e verduras no prato!
2- Conheça o poder do magnésio
Do grupo dos sais minerais, o magnésio participa de diversas reações enzimáticas e tem papel fundamental na digestão dos alimentos. Isso acontece porque ele regula a produção dos ácidos estomacais e mantém o pH da mucosa estomacal equilibrado. Assim, facilita a digestão e a formação de fezes. Alguns alimentos ricos em magnésio são: sementes oleaginosas, como nozes e castanhas, frutas como banana, abacate e maçã e folhas verdes. Outra opção é buscar um profissional para avaliar a necessidade de consumo de suplementos que contenham esse nutriente.
3- Beba água
Não adianta colocar o áudio em um modo silencioso mental cada vez que escuta de alguém que precisa beber mais água. É fato! Sem água o organismo não funciona direito e você não vai conseguir evacuar. Para quem não tem contraindicação médica por insuficiência cardíaca ou renal, o ideal é consumir 2 litros por dia. Ah, vale reforçar que cerveja não hidrata, viu? O consumo de álcool em excesso só desidrata as fezes.
4- Tente estabelecer uma rotina
A gente sabe que rotina e férias não combinam, mas seu intestino precisa de um tempinho só para ele. Tente se organizar e acordar uns minutos mais cedo para ficar no banheiro antes de sair para turistar. A tendência é que ele entenda o recado e perceba que, naquele momento, pode relaxar e cumprir sua função.
5- Aposte no cafezinho
A cafeína é um termogênico natural, fazendo com que o organismo trabalhe mais rápido. Tomar de manhã pode ser um bom jeito de acordar seu intestino preguiçoso.
6- Faça exercícios
Em geral, durante as viagens, o que mais fazemos é andar, andar e... andar. Mas vale a recomendação: para funcionar, o intestino precisa que seu corpo todo se movimente. Faça caminhadas, ande de bicicleta e dê esse empurrãozinho-extra para seu organismo.