- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 28 Dezembro, 2018
O mingau de aveia quentinho faz parte da memória afetiva de muita gente. Entretanto, não é incomum que o cereal seja expulso da dieta em algum momento da vida. Com tantas informações cruzadas, fica difícil saber quais são os reais benefícios da aveia. Aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas:
Aveia engorda?
Não engorda. Apesar de ser energética, é um carboidrato complexo, que demora a ser digerido pelo organismo e, exatamente por isso, promove uma sensação duradoura de saciedade. Ainda é rica em vitaminas e proteínas, que o fazem perfeita para o pré ou pós-treino.
Comer aveia à noite engorda?
Não engorda, mas é interessante variar o cardápio e não consumi-la mais de uma vez ao dia. Caso prefira adicioná-la ao café da manhã, troque-a pela chia no jantar, por exemplo.
Aveia faz a fome aparecer mais rápido?
Nada disso, pelo contrário! A aveia é um cereal rico em uma fibra solúvel chamada betaglucana, capaz de retardar a digestão, aumentar a saciedade e diminuir a fome ao longo do dia. Ela ainda ajuda a diminuir o colesterol ruim. Pode apostar!
Aveia ajuda quem tem prisão de ventre?
Sim! As fibras insolúveis da aveia estimulam o bom funcionamento do intestino e podem ser de grande valor para quem sofre com a prisão de ventre. Para tanto, dê preferência ao farelo, que é integral e conserva a parte externa do grão.
Aveia deixa a porção de fruta mais calórica?
Sim, a aveia aumenta o valor energético da porção. Entretanto, essa adição vale a pena, já que ela evita que ocorra um pico glicêmico em razão da ingestão dos açúcares naturais das frutas. Uma colher de sopa é o suficiente para incluir fibras ao seu lanche sem comprometer a dieta.