- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 01 Março, 2019
É comum que as pessoas citem partes do corpo ou aspectos físicos na hora de passar uma cantada. “Seu cabelo é lindo”, “Você tem um corpo maravilhoso”, por exemplo. Porém, nem sempre esse elogio pode ser o que a pessoa estava precisando.
O cabelo dela pode ter passado por algum processo químico para estar daquele jeito, e quem sabe ela não está pensando em aceitar os fios naturais? O corpo dela pode estar daquele jeito por conta de algum problema de saúde pelo qual ela passou, e receber um elogio por isso não é nada legal.
A reflexão sobre elogios citando partes do corpo surgiu durante um bate-papo promovido pela OGX®, marca de haircare da Johnson & Johnson que tem como propósito valorizar a liberdade de escolha de cada mulher, para falar sobre assédio.
Calma! A gente não está falando que é proibido fazer esse tipo de elogio a partir de agora. Mas Juliana Luna, colaboradora da Revista AzMina, propôs um desafio criativo: tentar pensar em cantadas sem citar partes do corpo.
“Nós estamos acostumados a objetificar beleza”, complementa Cris Bartis, co-fundadora do podcast Mamilos. “O elogio está sempre ligado ao corpo. A paquera tem muito disso, mas vai além. Outras relações são assim também: entre amigos, familiares…”
Desta forma, mudar essa lógica de elogios também vale para relações de amizade ou de parentesco, não apenas em uma cantada. “É preciso entender que a mesma coisa não funciona com todo mundo”, finaliza Cris.
Como elogiar uma pessoa sem citar partes do corpo
1. Você pode elogiar um talento da pessoa: veja se ela dança bem, se escreve de uma forma que você gosta ou até mesmo canta muito bem, por exemplo.
2. Você pode falar que a pessoa tem uma alma linda: depois de conversarem, você já vai ter uma ideia de alguns posicionamentos da pessoa sobre diferentes aspectos da vida, e aí poderá elogiar isso.
3. Você pode elogiar as escolhas culturais da pessoa: por que não elogiar as músicas que ela escuta, livros que lê ou, então, filmes que gosta? Uma camiseta ou meia com estampas, por exemplo, podem indicar um gosto cultural. Fique atento.
4. Você pode elogiar a forma que a pessoa leva a vida: converse com a pessoa, a conheça e, depois, poderá elogiar as escolhas dela.
5. Você pode ser criativo: é importante fugir do óbvio e, nessas horas, vale até mesmo apostar no riso, fazer uma brincadeirinha com você mesmo. Seja criativo.