- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 08 Julho, 2019
Assim como no caso da pele e dos cabelos, as unhas tendem a mostrar sinais de que o organismo está precisando de nutrientes. Desta forma, quando estão quebradiças e descamando com facilidade, é hora de procurar soluções para deixar as unhas fortes, o que inclui ingerir alimentos ricos em vitaminas, proteínas e minerais.
Ter unhas fortes significa que os nutrientes para o processo de formação da queratina, proteína da qual as unhas são feitas, está em equilíbrio. Veja quais são os alimentos ricos nos nutrientes formadores da queratina para recuperar a saúde das unhas.
Carne e peixes
A carne vermelha é rica em proteínas, ferro e zinco, que ajuda na formação da queratina e, também, auxilia o organismo na síntese de proteínas. Já os peixes, como salmão, sardinha, atum e namorado, possuem vitamina B7 e D, além de cálcio. Essas vitaminas participam da produção de queratina e evitam que as unhas fiquem fracas.
Ovo, leite e derivados
O ovo, em especial a gema, também é um alimento cheio de vitamina B7, enquanto o leite e seus derivados, que inclui iogurtes e queijos, são ricos em cálcio, proteínas e vitamina D. Esses são ativos importantes para que as unhas cresçam fortes e saudáveis.
Leguminosas, sementes, cereais, frutas e verduras
Feijão, grão de bico, soja, ervilha e lentilha possuem proteína, e aveia e semente de girassol são ricas em mineral silício, todos ativos que ajudam na reconstrução e fortalecimento das camadas de queratina.
Para recuperar unhas danificadas, o ideal é consumir frutas cítricas, fontes de vitamina C. Alimentos com folhas verde escuras, como espinafre, couve e escarola, ricos em vitamina A e magnésio, também restauram a saúde das unhas.
Oleaginosas
Por possuírem ácidos graxos, as castanhas, amêndoas e nozes ajudam a fortalecer as unhas. Além disso, há nutrientes específicos que também são benéficos, como o selênio da castanha-do-Pará, a vitamina E das amêndoas e a vitamina B7 dos amendoim e nozes.
Uma dica importante para ter unhas fortes
Apesar das dicas para incluir esses alimentos na dieta, o mais importante na hora de ter unhas fortes é procurar um especialista. Só o profissional saberá detectar e indicar um tratamento para repor as vitaminas, minerais e proteínas estão faltando no seu organismo para manter não só as unhas, mas todo o seu corpo saudável.