- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 15 Agosto, 2019
A vida corrida nas grandes cidades, trabalhos com cobranças excessivas, problemas de saúde na família, insegurança financeira. Esses são só alguns dos motivos que podem levar alguém a um quadro de estresse - o que significa que a maioria das pessoas está suscetível à condição por alguma razão.
Sintomas de estresse
Esqueça o estereótipo da explosão, dos momentos de fúria ou de respostas atravessadas. A doença pode se manifestar de maneiras mais sutis e preocupantes.
Do ponto de vista mental, quadros de falta de concentração, perda de memória, desinteresse, flutuações de humor e sensação de desgaste que não passa são alguns dos sintomas de estresse. O corpo também sente o baque: alterações de sono (insônia ou aumento da necessidade de dormir), problemas de pele, perda de apetite, tensão muscular, hipertensão e quadros de formigamento podem surgir - juntos ou separados.
Como aliviar o estresse
A saída para isso nem sempre é simples, mas vale a tentativa. Alguns hábitos ajudam a acalmar a mente e zerar o cansaço para recomeçar dia após dia. Confira alguns:
Cultivar hobbies
É preciso esvaziar o copo em algum momento do dia. Isso significa tirar um tempo para desempenhar alguma atividade completamente diferente do trabalho, que seja relaxante, lúdica ou estimule a criatividade.
Cada pessoa há de encontrar a sua. Vale se dedicar a uma aula de dança, tentar colorir um desenho, fazer uma automassagem, escrever um diário. O importante é se desligar completamente do mundo exterior. Trinta minutos diários já farão uma diferença e tanto.
Exercitar a desconexão
Nada de levar o celular para cama ou apanhá-lo logo nos primeiros minutos após abrir os olhos. Separe uma janela de, pelo menos, duas horas antes de dormir e após acordar sem se conectar à internet.
A velocidade das redes sociais e o impacto constante de notícias, fotos e notificações cansam a mente. Deixe para receber as primeiras informações ao chegar ao trabalho ou depois de cumprir as tarefas da manhã.
Criar pequenos rituais
Preparar um chá com ervas naturais antes de dormir, estabelecer uma rotina de pele, meditar por alguns minutos: os pequenos rituais servem como refúgio em meio à agitação cotidiana. Aproveite esse tempo off para organizar as ideias.
Praticar exercícios físicos
A onda de hormônios do bem secretada após alguns minutos de atividades físicas atuam diretamente no controle do estresse. Isso sem falar naquela sensação ótima de satisfação por ter uma tarefa cumprida.
Manter uma agenda de papel
Organizar compromissos, datas, entregas e prazos em uma agenda de papel pode ser uma antídoto milagroso para aquele sentimento de "não estar dando conta" - bastante comum a quem sofre com o estresse.
Pela manhã, organize as urgências do dia. Comece por elas e, depois, vá pelo nível de dificuldade. Vale ainda planejar a semana já no domingo à noite para ter uma visão geral e não esbarrar em surpresas.