- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 27 Outubro, 2019
Depois de nove meses de espera, o bebê nasceu. Começa, então, a fase do puerpério. A duração varia de mulher para mulher, mas gira em torno de 40 dias. Esse é o tempo que o organismo leva para entender que não há mais uma criança ali e voltar ao seu estado natural.
Durante o puerpério, a mulher passa por muitas transformações. São alterações hormonais, físicas e até mesmo emocionais. Neste período, é comum que ela experiencie uma espécie de menstruação, que dura alguns dias com sangramento e vai diminuindo pouco a pouco.
Também são comuns as cólicas (afinal, o útero está voltando ao seu tamanho inicial), desconfortos intestinais e na região íntima, além de uma montanha-russa de sentimentos.
Como se preparar para o puerpério
Converse com outras mães
A vivência de outras mulheres pode ser enriquecedora. Muitas vezes, as pessoas tendem a pensar que só elas sentem determinadas coisas. A troca é importante para tranquilizar a mente de que a fase pode até ser difícil, mas é passageira e importante para se entender enquanto mãe.
Organize a casa (e a vida)
Essa é a hora de contar com quem vive na mesma casa e reorganizar as tarefas. Em razão das demandas do bebê, a mãe poderá ficar ausente deste dia a dia, na medida do possível. Programe-se em família para que as tarefas sejam divididas - vale já estipular quem busca o irmão na escola, quem faz as compras do mês e quem vai ao banco pagar as contas.
Aceite ajuda da sua rede de apoio
Os pais, os sogros, os vizinhos... Há um ditado que diz que é preciso toda uma aldeia para criar uma criança. Portanto, não sinta vergonha de pedir ajuda e de delegar funções quando sentir o cansaço bater. Não é necessário dar conta de tudo sozinha, pelo contrário. Cuidar de um bebê é algo grandioso!
Prepare um momento para si
Entre uma mamada e outra, planeje-se para ter um tempo só seu. Vale ler 10 páginas de um livro, ouvir uma meditação guiada, fazer as unhas ou qualquer atividade que cause bem-estar. É preciso cuidar de si antes de cuidar do outro.