- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 20 Dezembro, 2019
Durante a gravidez, o corpo passa por diversas mudanças. E, por causa disso, é importante mudar um pouquinho os cuidados com a pele.
Além de adaptar o skincare para a nova realidade, manter essa rotina que vai ajudar a mãe a não sofrer com heranças indesejáveis pós-parto.
Principais cuidados durante a gravidez
1. Use e abuse do protetor solar
A partir do quarto mês de gestação, você pode perceber que a sua pele ficou mais hidratada, viçosa e até livres de espinhas - o que, com certeza, é um ponto positivo. O motivo para se preocupar, nesse caso, são as manchas.
Os hormônios fazem com que a produção de melanina seja estimulada, o que altera a pigmentação da pele e favorece o surgimento de sinais. Porém, não é preciso entrar em pânico! Abuse do protetor solar com FPS acima de 30 e evite sol. Na maioria das vezes, as manchinhas somem cerca de quatro meses depois do parto.
2. Hidratação contra as estrias da gravidez
O aumento dos seios e da barriga são sinais normais - e positivos - da gravidez. Mas, além de significarem que você está produzindo leite e o seu bebê está crescendo, podem causar estrias - o que por si só não é um problema, mas pode incomodar.
O estiramento da pele exige um pouquinho mais de dedicação na hidratação, com ajuda de óleos, por exemplo. Atenção apenas para os produtos que vai usar, já que alguns são contraindicados a gestantes. Vale uma consulta com um especialista para saber o que pode ou não usar.
3. Massagem para lidar com inchaço
As pernas e pés merecem atenção especial para que você não sofra com inchaço, celulite e varizes. Para ajudar com isso, as massagens podem ser boas alternativas, pois descansam, melhoram a circulação e diminuem o inchaço.
Em casa, aplique cremes e óleos em movimentos circulares ou procure massagistas especializados, sempre com autorização do obstetra, claro.
Outras dicas são evitar passar muitas horas em pé ou sentada durante a gravidez, sempre fazendo repousos diários com as pernas elevadas. Opte também por sapatos confortáveis e que deixem os pés respirar. Isso fará bem até para o seu humor.