- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 16 Agosto, 2018
Muito se fala sobre o colágeno e seus benefícios para a pele, mas você sabe como essa substância atua nas demais partes do corpo? O colágeno é considerado uma proteína, está presente em um terço do nosso corpo e não é responsável apenas pela resistência, elasticidade e aparência jovial da derme; ele também ajuda a compor músculos, tendões, ossos, cartilagem e sangue.
O colágeno faz parte da estrutura dos tecidos e permite que aqueles mais frágeis ganhem firmeza, devido à presença de três mil aminoácidos organizados em correntes moleculares. Juntos, eles garantem mais rigidez, firmeza e flexibilidade a diversas partes do corpo, como a pele, por exemplo.
Além disso, a proteína é muito importante para os ligamentos e tendões, já que ela é responsável pela conexão entre músculos e ossos e também pela sustentação dos órgãos internos.
A partir dos 25 anos, porém, há uma queda da produção natural de colágeno, estimulada também por fatores externos, como o tabagismo, poluição e exposição excessiva ao sol. É o momento, portanto, de priorizar a reposição da substância com uma alimentação equilibrada e nutrientes que favorecem a produção de colágeno.
É mais fácil do que parece, acredite. Veja abaixo alguns nutrientes e alimentos que dão um boost na produção de colágeno e saiba como incluí-los no cardápio do dia:
Gelatina
A sobremesa é queridinha daqueles que adoram um docinho, mas não querem exagerar, já que se trata de uma opção de sobremesa com poucas calorias. Ela também está no topo da lista quando o assunto é colágeno, uma vez que o alimento é formado especialmente por aminoácidos, componentes que produzem e renovam o colágeno do corpo. De bônus, a gelatina ainda reduz os níveis de colesterol, triglicérides e também controla a glicemia do sangue.
Vitamina C
Que a vitamina C é uma ótima aliada no combate e prevenção de gripes e resfriados, você já sabe. Acontece que os benefícios não param por aí: a vitamina C trabalha para formar e reforçar a rigidez das correntes moleculares de colágeno, o que impede a quebra das fibras.
A boa notícia é que dá para reforçar o estoque de vitamina C do organismo com facilidade, com alimentos que já fazem parte do cotidiano. O nutriente está presente principalmente nas chamadas frutas cítricas, que incluem laranja, limão, acerola e abacaxi, entre outras.
Proteína e lisina
A ingestão de proteínas de fontes variadas ajuda a manter a produção de colágeno em dia, já que esta substância também é considerada um tipo de proteína natural do organismo. Por isso, é interessante investir em uma dieta rica em alimentos de origem animal, como as carnes brancas e vermelha, ovos e leite, que são ricos em proteínas.
A lisina, que também ajuda a preservar o colágeno do organismo, pode ser ingerida da mesma forma, por meio de fontes de proteína animal. Outra sugestão é aproveitar cápsulas de colágeno hidrolisado, que contêm a substância em pó, extraída diretamente de cartilagem animal.
Licopeno, flavonoide e betacaroteno
O licopeno, antioxidante responsável pela cor avermelhada de alimentos como o tomate e a melancia, estimula a produção de colágeno e impede a ação da enzima colagenase, que quebra os aminoácidos que formam o colágeno.
O betacaroteno, encontrado em alimentos de cor alaranjada, tais como cenoura e mamão, também conta com uma ação semelhante à do licopeno. O mesmo vale para os flavonoides, presentes na uva, no chocolate amargo e no chá verde.
Todos eles bloqueiam a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento do organismo de uma forma geral - inclusive da pele. Além disso, tais nutrientes colaboram para a absorção da vitamina C que, como explicamos anteriormente, estimula a formação do colágeno.
Ômega-3
Este ácido graxo é encontrado principalmente em peixes, mas, se você tem preferência por outros tipos alimentos, saiba que chia, linhaça, nozes e castanhas podem ajudar. Quando o assunto é colágeno, o ômega-3 ajuda a diminuir o processo de desgaste da proteína, preservando firmeza, elasticidade e rigidez das fibras presentes nos tecidos.
Vitamina A + enxofre
A combinação de vitamina A e enxofre é excelente para quem deseja repor o colágeno do organismo. Juntos, os componentes produzem novos aminoácidos que formam a proteína e a elastina. Para garantir esses benefícios, basta investir em alimentos como alho, cebola, azeitonas, couve e outras frutas e vegetais nas cores verde e amarelo.